“Mártires, semente de uma nova sociedade”

capa

Neste domingo 22 de março de 2015 a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga viveu sua 24ª ROMARIA DOS MÁRTIRES, foi uma caminhada que uniu o Povo de Deus para a reflexão do  tema: “Mártires, semente de uma nova sociedade” e  lema: “Eu vim para servir” (Mc 10,45.

A Romaria deu início às 16 horas saindo a Praça da Saudade em direção ao Espaço Cais onde aconteceu a Celebração Eucarística. No percurso houve duas paradas para reflexão sobre a violência e a outra um rito penitencial.

As paróquias, pastorais e movimentos marcaram lindamente  presença com seus banners e cartazes trazendo neles mensagens. Muita alegria e amizade fizeram parte do clima fraterno que estava romaria.   Conforme escreveu o Bispo, “A fé, a religião, a participação na comunidade eclesial, a educação religiosa dos filhos, a vivencia dos valores do Evangelho, o ser cristão, a postura de uma vida correta tem influencia decisiva nos rumos da sociedade. São estes e outros valores que a Romaria dos Mártires quer resgatar, rezar, defender e assumir como compromisso de vida. A Romaria dos Mártires evoca a doação de vida de homens e mulheres que trabalharam em favor de vida renovada. Ao longo da história da Igreja milhares de mulheres e de homens assumiram projetos de transformação da sociedade, trabalharam em prol da defesa da vida, da dignidade humana para construir a sociedade mais justa e fraterna. As paróquias, comunidades, pastorais e movimentos são parte integrante da Romaria. É evento diocesano que tem sua marca própria e reúne milhares de fieis em torno de Jesus, o Salvador e de todos aqueles que doaram sua vida pelo anúncio do Evangelho”.

A Celebração Eucarística contou com a presença dos presbíteros da diocese que concelebraram com Pe Gunther, Vigário Geral Diocesano e, o Bispo Dom Juventino, que após dias recuperando a saúde em Cuiabá, pode participar deste evento.

Ao final a Juventude fez uma linda homenagem ao bispo, o que comoveu a todos. Dom Juventino agradeceu a todo o Povo de Deus pelas orações e demonstrações de carinho enquanto estava em recuperação. Ainda incentivou os jovens a evangelizarem com suas vidas. A celebração foi encerrada com a cruz sendo elevada pela juventude e todos os milhares de fiéis cantando e partilhando pães.

A Diocese de Rondonópolis-Guiratinga agradece a participação de todos os fiéis e ainda, todas as pessoas que contribuíram  com a organização deste evento.

Pastoral da Comunicação (PASCOM)

[gal]