Repasses da Campanha da Fraternidade 2015 convida católicos a transformação social

IMG-20150319-WA0002Nesse tempo de quaresma, período de conversão e de preparação para maior celebração católica: a ressurreição de Jesus Cristo; os católicos vivem outro momento bem importante a reflexão sobre a proposta da Campanha da Fraternidade. Voluntários do grupo de campanhas da Diocese de Rondonópolis ajudam às comunidades e movimentos da Igreja com repasses da CF. Neste mês de março, foram cinco.

Comunidade São Sebastião – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

O encontro mais recente foi na comunidade São Sebastião da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Participaram coordenadores de setores, catequese, ministros, para citar alguns. Entre os muitos assuntos que o tema e o lema da CF 2015: “Igreja, sociedade e Fraternidade” e “Eu vim para servir”, respectivamente. Foram abordados o cuidado com o outro, principalmente, com os idosos; visitas às famílias e o compromisso com os trabalhos na comunidade, por exemplo, o projeto Santas Missões Populares.

Movimento Cursilho

Centenas de pessoas dos Movimentos de Cursilho Jovem e Adulto de quase todas as paróquias da IMG-20150319-WA0003Diocese se reuniram na Igreja Bom Pastor para conversar sobre a CF 2015. A voluntária Isa Paiva, além do grupo de Campanhas é agente da Pascom – Pastoral da Comunicação, fez uma introdução com os objetivos deste ano, com foco na evangelização e no gesto concreto. Camila Favretto, que atua também no Cursilho Jovem, levou um breve histórico das Campanhas da Fraternidade que já mostra muitos resultados, com destaque para lei da Ficha da Limpa. Wesley Mendonça, também agente da Pascom, falou sobre a coerência de vida do cristão e a necessidade de ir de encontro ao irmão.

Catequese – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Dias antes, o repasse da CF 2015 foi para os catequistas da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Durante uma hora e meia, os voluntários conversaram sobre como trabalhar o projeto nos encontros da catequese. Momento importante já que são eles que recebem grupos de adultos, jovens e crianças que representam parte da sociedade e são fragmentos das famílias. O desafio dessas pessoas é acolher e encaminhar os catequizandos na vida em comunidade.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Outros coordenadores de setores, pastorais e movimentos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida participaram de outro repasse da CF também com os representantes do grupo de campanhas. O bate papo seguiu sobre como ser católico fora das paredes da nossa igreja, como pede nosso santo Papa Francisco. A começar pela família, passando pelo trabalho, escola, bairro em que mora, sempre evangelizando; e não só com palavras, mas com a vida. O lema da CF 2015 veio de encontro com o momento histórico e político que nosso país vive. O católico não  perde a fé  nos governantes, mas também deve estar atento para cobrar, sempre ao lado do povo, principalmente dos que mais sofrem. A crise hídrica também é uma realidade, portanto dever de todos economizar, usar com consciência, para que esse presente de Deus não falte e garanta a vida das futuras gerações.

IMG-20150319-WA0004

Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus

Um momento especial também foi o repasse na semana pedagógica da Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, realizado a convite da direção. Professores, coordenadores, profissionais administrativos e serviços gerais estavam presentes. Durante a troca de ideias, eles colocaram os desafios de ensinar, a realidade da educação que vivem na rotina… A equipe diocesana de repasse apresentou a proposta da CF 2015 e sugeriu a temática como conteúdo e estratégia de ensino para o desenvolvimento de cidadãos com capacidade de transformação social.

Pastoral da Comunicação – PASCOM
Paróquia N.S.Aparecida