Palavra do Bispo: “24ª ROMARIA DOS MÁRTIRES DA DIOCESE  DE RONDONÓPOLIS-GUIRATINGA”

bispo na romaria 2014

No dia 22 de março de 2015, 5º domingo da quaresma, a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga realiza a 24ª Romaria dos Mártires com o objetivo ser uma caminhada penitencial, unindo a espiritualidade da quaresma com a Campanha da Fraternidade. A 24ª Romaria dos Mártires tem como local de concentração a Praça da Saudade. Entre às 15:30 às 16: 00 horas  será a acolhida; às 16:00 horas a celebração de abertura e às 16:30 horas inicio da caminhada rumo ao Espaço Cais para a celebração da Eucaristia.  No trajeto haverá duas paradas. Uma com a participação e mensagem da juventude e outra, um grito contra a violência que assola e amedronta a cidade de Rondonópolis.

Neste ano a Romaria terá como tema “Mártires, semente de uma nova sociedade” e como lema: “Eu vim para servir” (Mc 10,45). É a Diocese em comunhão com a Campanha da fraternidade com a reflexão sobre a atual sociedade. Há contentamento com o desenvolvimento da sociedade, as oportunidades e benesses que ela nos oferece. Não há dúvida de que avançamos como sociedade, como espaço para viver. Mas por outro lado, sombras e nuvens escuras apontam desafios que precisam ser enfrentados como o todo da sociedade: É a violência que aumenta, a impunidade, a corrupção em muitos níveis corrói o dinheiro público, solapa os impostas e nos envergonha com muitos  administradores e representantes. É a família que vai se desintegrando, a droga que destrói, o egoísmo que impera nas pessoas, a sensação de um vazio na vida, a educação que não avança, saúde publica é afronta contra a população, a violência no transito que ceifa ou mutila diariamente milhares de vida. São os rios e florestas destruídos e poluídos. A atmosfera que aquece e desequilibra o planeta. E por vezes o ser humano está perdido e confuso no meio das ruas, edifícios e automóveis. E as pessoas caminham sem rumo, com o olhar triste e cansado.

Mas não estamos sozinhos. Jesus Cristo caminha conosco. Ele nos diz: “Eu vim para servir”. Os passos, as atitudes, as palavras e gestos de Jesus são serviço à humanidade. Ele se esqueceu de si e se entregou pela nossa vida. Jesus se colocou em todos os momentos a serviço das pessoas. Para Ele a pessoa é o centro da vida e do cuidado. Não importa a situação e nem a dimensão do pecado. Ele veio para acolher, salvar, perdoar, reconstruir. E para isso, doou a vida. Seus últimos gestos foram o Lava-pés em seguida a prisão, condenação, morte e ressurreição.

Em nome de Jesus Cristo somos convidados a construir nova ou renovada sociedade, livre de violência, de corrupção, de desmandos. Não são os outros que vão realizar esta tarefa. Somos nós, com nossa postura de vida, com nosso modo de ser, viver e administrar a vida, a família e a sociedade. E acreditar que somos capazes.  Os pequenos gestos na família, na escola, no transito, no cotidiano da vida, nos negócios, na administração dos bens que transformam a sociedade.

A fé, a religião, a participação na comunidade eclesial, a educação religiosa dos filhos, a vivencia dos valores do Evangelho, o ser cristão, a postura de uma vida correta tem influencia decisiva nos rumos da sociedade. São estes e outros valores que a Romaria dos Mártires quer resgatar, rezar, defender e assumir como compromisso de vida.

comissao2A Romaria dos Mártires evoca a doação de vida de homens e mulheres que trabalharam em favor de vida renovada. Ao longo da história da Igreja milhares de mulheres e de homens assumiram projetos de transformação da sociedade, trabalharam em prol da defesa da vida, da dignidade humana para construir a sociedade mais justa e fraterna. “É muito bom estarmos aqui como povo cristão, como os hebreus, caminharam acreditando na presença amorosa de Deus. Os hebreus já faziam romarias para os lugares santos, para lá adorar o Deus Bendito. Jesus Cristo é testemunha de amor ao projeto do Pai” expressou no ano passa um caminhante na Romaria.

As paróquias, comunidades, pastorais e movimentos são parte integrante da Romaria. É evento diocesano que tem sua marca própria e reúne milhares de fieis em torno de Jesus, o Salvador e de todos aqueles que doaram sua vida pelo anúncio do Evangelho.

Depois de longo tempo em tratamento de saúde, neste domingo estarei presente na Romaria. Venha você também. Convide sua família, seus amigos. Vai estar quente? Vai chover? Nossa fé está acima dessas perguntas e nossa convicção nos faz caminheiros de Jesus Cristo.

Que o Sagrado Coração de Jesus, abençoe e proteja a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança aos desanimados.

Dom Juventino Kestering