Encontro Regional da Pastoral Juvenil

pj

Nos dias 28 e 29 de março no CENE (Centro Nova Evangelização) em Cuiabá estiveram reunidas as lideranças da juventude católica do nosso Regional Oeste 2 para um encontro formativo da Pastoral Juvenil.

A Pastoral Juvenil é a ação organizada da Igreja em vista da evangelização da Juventude. Ao ter como centralidade Jesus Cristo, o Bom Pastor, a Igreja é chamada a exercer de maneira concreta e sistemática o pastoreio entre os jovens e com eles (…). Desse modo, tanto as diversas expressões (Novas Comunidades, Pastorais da Juventude, Movimentos, Congregações religiosas, etc), como as instâncias eclesiais assumem um trabalho que se configura como Pastoral Juvenil quando estão atentas ao princípio da unidade eclesial, da organicidade processual e do protagonismo juvenil” (Doc. CNBB 103).

Dom Vilar, bispo referencial para a juventude no regional, deixou bastante claro que a pastoral juvenil é uma instância regional de articulação da juventude, enquanto o Setor Juventude é um organismo apenas diocesano. “Nas paróquias acontecem os grupos de oração, grupos de jovens…, enfim, os grupos de base” (Dom Vilar, bispo diocesano de Cáceres).

Assim sendo, a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga esteve presente com quatro representantes do Setor Diocesano da Juventude: Jhonatha Almeida da Silva, assessor da juventude na diocese; Jorge Fernandez, representante do Ministério Jovem da RCC; Ana Caroline Espíndola, representante da Forania Leste; e, Augusto Fornazier, da equipe de comunicação do setor diocesano da juventude.

Foi um momento muito forte de respeito, diálogo, comunhão e participação entres todas expressões juvenis do nosso regional. Todos puderam partilhar a caminhada de evangelização da Juventude em sua diocese, e, a partir de cada realidade, ver algumas pistas de ação em comum no que se refere a opção preferencial pelos mais pobres, o pós-crisma e os acampamentos.

E ainda foram tratados os eventos que se aproximam: jubileu de 300 anos de aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida e peregrinação das imagens nas dioceses, JMJ 2016 (Jornada Mundial da Juventude) na Cracóvia, cursos referentes à juventude no SEDAC (Studium Eclesiático Dom Aquino Corrêa) e os curso EAD.

Na oportunidade, os representantes visitaram o Bispo Dom Juventino, em Várzea Grande, onde se alegraram com a boa recuperação do bispo e foram entusiasmos para o fortalecimento do protagonismo juvenil na evangelização. Agradecemos a diocese, na pessoa de nosso bispo, por todo incentivo. Lembremo-nos juventude amada do convite do nosso papa aqui no Brasil: “Ide, sem medo, evangelizar!”.

Por: Equipe de comunicação do Setor Diocesano da Juventude

[gal]