Escola Teológica Catequética 2015

catequese4

Deus lhe chama pelo nome para estar com ele para reconhecê-lo como seu pai, seu único salvador, seu verdadeiro amigo que sabe tudo de você, o Deus da vida!

Quem é amigo gosta de recordar. Com isso quero dizer que  a Diocese de Rondonópolis, iniciou a formação teológica catequética, uma caminhada que começou em 1992, com o senhor bispo diocesano Dom Frei Osório    com a preocupação de acolher a todos com muita alegria a missão do Reino. Com a mesma  preocupação, o senhor bispo Dom Juventino Kestering não mediu esforços para dar continuidade nesse processo de formação continuada  desde que aqui chegou (1998) e sempre acreditou na formação catequética para uma evangelização de qualidade.

Em 2015 a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, está dando continuidade  do Curso Teológico  Catequético   que se  dirige a todos os catequistas . É composto por  três etapas  no finais de semanas durante três meses .

Essa formação tem como objetivo, possibilitar o catequista a fazer uma experiência de olhar para Jesus, e observar   que ele fez a experiência de anunciar o Reino em grupo, formando uma comunidade:

• formou um grupo (Mt 4,18-22; Mc 1,16-20);
  • chamou os apóstolos pelo nome (Mt 10,2-4);
  • enviou-os em missão e deu-lhes as necessárias instruções (Mt 10,5-33);
  • deu testemunho autêntico (Mt 16,21-23);
  • e apresentou-lhes as exigências da missão (Mt 10,25-28).

“Para os cristãos, é de suma importância a vida  comunitária , como testemunho de amor e unidade. A catequese não pode limitar-se às dimensões individuais” (Medellin 8.10).

A comunidade catequizadora congrega pessoas de todas as etapas da vida, pessoas que têm o mesmo projeto, que se conhecem e que se amam. Por isso, a catequese não pode deixar de ter dimensão comunitária de Comunhão e participação.

A comunidade catequizadora não é só espaço natural da catequese, mas o ambiente privilegiado para a educação da fé, de forte experiência de Igreja e onde se atualiza e se vive a presença de Jesus Ressuscitado. A comunidade é origem, lugar e meta da catequese.

Recordando esses momentos, quero relatar aos leitores e principalmente aos catequistas de nossa diocese que nas Sagradas Escrituras têm uma passagem que vem contemplar tudo isso: “Não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel; vou fazer de ti a luz das nações, para propagar minha salvação até os confins do mundo”. Isaías 49:1-6

Venho convidar você que é cristão católico para essa experiência de vida comunitária e  o compromisso  de Evangelizar. Acreditamos que esse curso fortalece ainda mais o chamado  e faz permanecer na fidelidade todos os que já descobriram e assumiram o Reino aqui e agora.

Com esse compromisso, é que a Diocese de Rondonópolis- Guiratinga  assume alegremente essa formação catequética  nos dias 30 ,31/01 a 01  de fevereiro .que acontece todos os anos durante três dias no Centro Pastoral, localizado na rua Frei Servácio, 393, no bairro La Salle.

Venho convidar você que é cristão católico para essa experiência de vida comunitária e  o compromisso  de Evangelizar. Acreditamos que esse curso fortalece ainda mais o chamado  e faz permanecer na fidelidade todos os que já descobriram e assumiram do Reino aqui e agora.

A cada dia que passa Jesus nos chama vai ao meu povo, vai sem temor. No batismo, assumimos um compromisso, de sermos cristãos, mas devemos buscar uma escolha para que esse compromisso de sermos extensão do  amor de Deus por onde andarmos e passarmos. A vinha precisa de amor. Vai, eu envio você! Por sua boca irei falar!

Prof. Maria Aparecida Silva.