SANTA CEIA NA ESCOLA

Como professora e também religiosa, tomei a iniciativa,  na escola estadual Dom Vunibaldo, em Fátima de São Lourenço, diocese de Rondonópolis-Guiratinga de colocar os valores que vem  de Deus para os estudantes no ensino fundamental e médio.

Durante a semana santa, em especial no dia 28 de março de 2018, aproveitando das aulas de história situei o contexto histórico da Ceia de Jesus. Este mesmo contexto histórico se transformou em encenação de fatos na vida de Jesus em especial a ceia de Jesus com seus discípulos.  Os alunos vêm de muito longe para a escola, pois são filhos e filhas dos peões das fazendas ou do pantanal. Lá distante tem dificuldade de participar de algum evento religioso na igreja e de aprofundamento dos valores que advêm dos ritos da Semana Santa.

Foi grande a concentração e participação desses adolescentes. Rezaram de verdade.  Falaram da fome e da partilha. Muitos dessas crianças são filhos de famílias dissolvidas assim buscam nas professoras, um pouco de segurança e acolhida. A Campanha da Fraternidade traz como proposta apresentar os valores como meio de superação da violência que também permeia o ambiente escolar.

Irmã Ida Faria