CATEQUESE EM ASSEMBLEIA

Com mais de oitenta Catequistas,  coordenadores paroquiais e das comunidades, nos dias 21 e 22 de outubro de 2017  estiveram reunidos em Fátima de São Lourenço  para a assembleia anual da catequese. O enfoque foi a Iniciação à Vida Cristã de adultos, jovens e crianças. A assembleia iniciou com um lindo rito de acolhida, de integração e de mútuo conhecimento. Seguida cada paróquia teve oportunidade para em sete minutos apresentar ao plenário aquilo que foram avanços significativos na linha da Iniciação à Vida Cristã nas respectivas paróquias. Percebeu-se avanços na linha da participação, na integração com as pastorais, na celebração dos ritos e gestos simbólicos e na consistência de uma catequese mais experiencial. Após Dom Juventino aprofundou  e iluminou com o estudo do documento da CNBB, “Iniciação à Vida Crista”, doc. 107. Insistiu em especial na experencia de fé, na inserção na comunidade eclesial e na formação de um cristão com visão da realidade, ético e com valores de família e às pessoas.

Em seguida o grupo se reuniu por forania e organizou o calendário das atividades em nível diocesano, de forania e de paróquia. Recorda-se que no ano 2018 acontecerá o Congresso Diocesano de Catequese em Alto Araguaia, paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. A noite foi dedica a uma gincana bíblica com muita criatividade e participação. No dia 22, domingo das missões iniciou com uma leitura orante em torno do posso com a leitura e reflexão do texto de João,4,1-42. A Samaritana. Momento significativo em que cada catequista entrou na experiencia de sua vida. Após dom Juventino aprofundou o tema do evangelho sobre a samaritana, com destaque aos seis passos de acolhimento e conversão da samaritana. Em forma de retiro, aconteceram momentos de silencio, de partilha a dois e, de plenária.

A assembleia terminou com a celebração da Eucaristia com participação e alegria de todos. Na avaliação percebeu-se o quanto a assembleia fez bem para cada participante em especial para a formação humana e espiritual. A assembleia teve como responsabilidade e coordenação a equipe diocesana de coordenação da catequese.

Pastoral da Comunicação   – Pascom