AUXILIADORA! ROGAI POR NÓS

Na noite do dia 24 de maio de 2017, dia de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da Paróquia de Alto Araguaia, diocese de Rondonópolis-Guiratinga, Dom Juventino se fez presente e presidiu a celebração da eucaristia concelebrada pelo pároco Pe. Nazaré Paniago. Constou da programação: às 18:00 horas a  oração do terço seguido da procissão pelas ruas da cidade. Após a procissão a celebração da solene eucaristia e no final o rito da coroação de Nossa Senhora e os tradicionais, vivas.

IMG-20170525-WA0065

A Paróquia é dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora e foi fundada em 1920, pelo bispo Dom Antônio Malan, em um período em que essa região  pertencia à Prelazia do Registro do Araguaia. De acordo com registros documentais,  o povoado  teve início com o deslocamento de agricultores de Goiás, no final dos anos 1890. Com a descoberta de diamante, o povoado tomou impulso recebendo migrantes belgas, paulistas, mineiros e goianos. Alto Araguaia inicialmente era lugar denominado Santa Rita do Araguaia, de fronte do atual município goiano atualmente conservando a mesma denominação de Santa Rita. Com o desenvolvimento, tornou-se município, ainda com o nome de Santa Rita do Araguaya. Em 1921 e tornou-se sede de Comarca, transferida de Registro do Araguaya. Mas sofreu politicamente, com a transferência da sede municipal, da sede da Comarca para o interior do município – Lageado – e desapareceu como município, encampado por Lageado, a 29 de março de 1938. Mas logo foi reabilitado, a 26 de outubro do mesmo ano, com a denominação agora de Alto Araguaia.

IMG-20170525-WA0061

A paróquia tem marcas profundas dos padres Salesianos e das Irmãs de Mari Auxiliadora que por mais de 90 anos prestaram serviços pastorais na paróquia. As Irmãs Salesianas ainda permanecem na Escola e nos serviços pastorais. Atualmente a paróquia tem como pároco Pe. Nazaré Paniago e como vigário Pe. Aladim Loureiro.

Pastoral da Comunicação (Pascom)