Conselho Regional de Pastoral promove encontro

Realizou-se nos dia 20 e 21 de maio o Conselho Regional de Pastoral no CENE/CNBB em Cuiabá MT. Da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga participara Pe. Gunther, Maria Aparecida Silva, Bernadete Coelho e Kaline pela Pascom. O evento foi coordenado pelo P. Jair Fante, coordenador Regional de Pastoral, com assessoria de Dom Neri Tondello, presidente do Regional que fez o repasse da 55ª Assembleia Geral dos CNBB. Enfatizou que “reunidos em Aparecida São Paulo na qual se sente no dever de mais uma vez apresentar à sociedade brasileira suas reflexões sobre atual conjuntura política, econômica e social pela qual vem passando o Brasil”. Na ocasião também se fez a pergunta: “O que está acontecendo com o Brasil? O povo brasileiro precisa ter coragem, fé e esperança para defender a dignidade e a liberdade de ser sujeito de promover a cultura de paz, justiça seja para todos e por Brasil democrático onde os gritos, direitos do povo empobrecido e oprimido sejam ouvidos”. Leu-se a nota da CNBB sobreo momento Nacional, a Ética na Política, por meio de sua presidência, unida aos bispos e as comunidades. O país acompanha, com indignação, as graves denúncias de corrupção política acolhidas pelo supremo tribunal Federal. A superação da grave crise vivida no Brasil exige o resgate da ética na política que desempenha papel fundamental na sociedade democrática.

IMG-20170521-WA0011

Em seguida foi a leitura do texto Igreja: Lugar da animação Bíblica da vida e da Pastoral. Neste ano 2017 no Regional Oeste2, a Igreja coloca-se como lugar de animação bíblica da vida e da Pastoral. Toda a Palavra de Deus é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a Justiça. (2Tm 3,16). A igreja é lugar ideal, espaço onde todos os cristãos podem criar um grande amor pela Palavra de Deus. A Palavra permitirá um caminho de evangelização e de comunhão gerando mais vida e alegria para o povo de Deus. Após a leitura do texto fora refletido sobre a seguinte pergunta: O que fazer para que todos os seguimentos pastorais do Regional sejam escolas de comunhão, oração e proclamação da Palavra de Deus? O que fazer para melhorar valorizar as celebrações do culto dominical em nossas comunidades?

Foi sugerida leitura orante em reuniões por segmentos, com livrinhos de exercícios da leitura orante. Valorizar e incentivar os círculos Bíblicos. Investir nos ministros da Palavra, trabalhar o clero para que os mesmos deem espaços para os leigos desenvolver sua missão do ministério. Roteiro para ajudar na preparação do culto. Apresentou-se o projeto vocacional para 2018. Em cada comunidade uma vocação. Falou- se do Sínodo dos Jovens 2018. Encaminhamento dos subsídios Regionais. Padre Jair disse para fazer chegar às mãos de cada família. Finalizou com a mensagem pelo dia do trabalho que dizia: o trabalho é fundamental para a dignidade da pessoa, constitui uma dimensão da existência humana sobre a terra. Pelo trabalho, a pessoa participa da obra da criação, contribui para construção de uma sociedade justa, tornando-se, assim, semelhante a Deus que trabalha sempre.

Maria Aparecida Silva

Coordenação de Pastorais