Palavra do Bispo: “A missão e vida de Jesus é expressão máxima do amor”

PERMANECEI NO MEU AMOR

 

Estamos no 6º domingo do tempo de páscoa. O Círio Pascal ainda brilha em nossos templos. “Bendito sejais Deus da vida, pela ressurreição de Jesus cristo e por esta Luz, símbolo da presença do ressuscitado e do vosso imenso amor por nós” reza a comunidade cristã ao ascender a luz.

A Palavra de Deus (Jo 15,9-17) adentra numa das experiências mais lindas da vida das pessoas: o amor. Somos amados por Deus. A missão e vida de Jesus é expressão máxima do amor. Por isso Ele nos diz: “Permanecei no meu amor”. O que se entende por ‘permanecer no amor’? Há  uma intuição natural que indica quando uma pessoa está quebrando os vínculos do amor. Seja no casamento, numa amizade, conversa, negócio, num olhar, num gesto, numa palavra, numa atitude. A quebra do vínculo do amor, deixa a pessoa inquieta. A fidelidade no amor faz nos faz um ser livre, alegre e feliz. “Eu vos disse isto para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.

A palavra “amor” é muitas vezes quebrada com traições, paixões desordenadas, infidelidade, satisfação pessoal, egoísmo. Basta analisar as letras das canções, das músicas, o conteúdo de novelas, filmes, romances. E mesmo nas conversas entre jovens, adultos, quanta futilidade  e banalização do amor. Daí as consequências das separações, descompromissos e sofrimentos. Há um “vírus, uma bactéria” que está infiltrando nas pessoas, muitas vezes desde criança e vai minando o verdadeiro sentido do amor. A ausência de amor gera desunião, por vezes violência, desvios para drogas, criminalidade e vida sem sentido.

O amor é algo inato no ser humano, pois somos frutos do amor de Deus. É o dom mais identificador da pessoa. Mas o amor necessita de cultivo, de cuidado, de ambiente propicio para  o desenvolvimento.

Permanecer no amor tem como consequência: Amar uns aos outros como Jesus amou; passar da relação de servos para amigos; sentir-se chamado e escolhido por Deus; ir e produzir frutos que permaneçam; saber pedir a Deus o dom do amor e acima de tudo, amar uns aos outros. Isso requer esforço pessoal, vida de fé, de oração, mas também convivência com os irmãos, participação na comunidade, fidelidade na família, ambientes sadios.

Permaneçamos com estas palavras (1Jo 4,7-10). “Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. Quem não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus e amor. Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados”. Essa foi maior mensagem que Jesus nos deixou através de gestos, palavras e através de sua vida: Somos amados por Deus. O amor é iniciativa de Deus, dom gratuito dado a cada um de nós. Por isso Jesus Cristo nos ensina: “Permanecei no amor”.

Que o Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese abençoe e proteja nossa família. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança as desanimados. Vamos irradiar alegria e fé e fazer somente coisas boas.

Dom Juventino Kestering
Bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga