Boe Eiedodu

No decorrer do dia e da noite e no amanhecer do dia seguinte, de 14 de dezembro de 2019, na aldeia Gomes Carneiro, Córrego Grande ,o Ancião Boe Sr. JOAQUIM, chefe de Rituais, deu início ao “Boe Eiedodu” denominação Boe ou Batismo Bororo.

Foram quatro (04) crianças que receberam o nome de acordo com os clãs e famílias num rito que atravessa a noite. No amanhecer às seis horas lá estávamos nós  “igreja presente” junto com os Boe, o rito iniciou-se  pela manhã na data do dia 14/12/2019 com os preparativos dos adornos que devem ser realizados pelos padrinhos e familiares, à tarde teve a apresentação das crianças a comunidade. E a noite toda de cantorias para a escolha do nome dessas crianças. No dia  15/12 às cinco e meia da manhã aconteceu os ritos finais coincidindo com a nominação, ou seja, a criança recebe um nome. Após este momento teve a partilha de alimentos pelos familiares das crianças. Foi um rito importante e afirmativo da Identidade na comunidade Boe Bororo. Um aprendizado para a iniciação à vida cristã de nossas comunidades. Na aldeia há durante o dia o envolvimento dos padrinhos, dos pais, avós e comunidade. Cantam, celebram à noite toda e no amanhecer realiza-se o rito da nominação. A missionária Silvia este presente e acompanhou todos os ritos e cantos.

Pastoral da Comunicação – Pascom