São Cristóvão – Campo Verde

Criada no dia: 19/09/1987, pelo Bispo Dom Osório Wilibaldo Stoffel.

Rua João Pessoa, 511- Centro, 78.840-000, Campo Verde MT
Tel: (66) 34219-1846 – e-mail:paroquiasaocristovao@hotmail.com
Site: www.paroquiacampoverde.com.br/SaoCristovao/
www.facebook.com/pascomcampoverde

Padroeiro: São Cristóvão
Dia da festa do padroeiro: 25/07

Pároco: PADRE ERIOVALDO C. QUEIRÓS
– Nomeado Pároco no dia: 04/03/2007
– Data de nascimento: 25/08/1962
– Ordenado no dia: 03/03/1990

Vigário: Jefferson Klayton Vilhame Aragão
– Ordenação 25/10/2013
– Aniversário: 09/07/1988
– Ordenação: 25/10/2013

Horário de missa na matriz:

Aos domingos: às 8h  e às 19h

Na semana: às terças feiras e às sextas às 6h
– Missa da Saúde: 1ª  sexta feira do mês às 19 h
– Aos sábados celebração às 19h

Número de comunidades: 21

Localidade  Comunidade/ Padroeiro(a)
01-Centro – Nossa Senhora de Fátima. Nossa Senhora de Fátima.
02-Centro – Sede Paroquial São Cristóvão.
03-São José –Jupiara São José
04-São Miguel São Miguel
05-Assentamento 14de Agosto São João Batista
06-Assentamento Quatro de Outubro São Francisco de Assis
07-Comunidade Rainha- São Lourenço Rainha dos Apóstolos
08-Agrovila São Sebastião/ N. Srª do Rosário.
09-Samambaia N.S.da Salete
10-Limeira Nossa Senhora Aparecida
11-Assentamento 28 de Agosto Santa Luzia
12-Assentamento D. Osório Imaculado Coração de Jesus
13-Filadélfia Nossa Senhora Aparecida
14-Flamboyan Santa Rita de Cássia
15-Fazenda Fartura N.S. de Fátima
16-Garburgio Sagrado Coração de Jesus
17-Bordas do Lago São João Batista
18-Rosseti Nossa S. Aparecida
19-Taperinha Divino Pai Eterno
20-Capim Branco São Sebastião
21- Bairro Belvedere – Chácara das Uvas Santa Terezinha

HISTÓRICO

No dia 19 de setembro do ano de 1987, o Bispo de Rondonópolis, Dom Osório Wilibaldo Stoffel, faz saber que atendendo as necessidades pastorais da Comunidade Cristã Católica que vive em Campo Verde (BR 70) após consulta ao colendo Presbitério da Diocese e ao Revmo. Pároco de Jaciara resolve erigir no distrito um Curato Pastoral sendo que este Curato terá o orago de São Cristóvão, até que eventos sociais, econômicos e políticos, recomendem uma outra organização pastoral mais definitiva.

Os limites do Curato de Campo Verde serão os seguintes: Tem inicio na margem direita da BR 364 que ruma a Cuiabá, na altura do posto de combustível denominado Serrano, segue por esta BR até a ponte sobre o Rio das Mortes e pela margem esquerda deste até o fim dos limites da Diocese de Rondonópolis com a Diocese de Guiratinga. Retorna por estes limites até a margem esquerda do São Lourenço, sobe pela margem esquerda deste até o altiplano onde nasce e daí em linha reta até o ponto inicial.

Criação da Paróquia

O Bispo Dom Osório Stoffel tendo criado em 19 de setembro de 1987, o Curato de Campo Verde, sob o orago de São Cristóvão, e vendo que o mesmo teve desde então expressivo desenvolvimento pastoral, administrativo e organizacional, resolve erigir em 17 de janeiro do ano de 1998 o mesmo Curato em Paróquia “pleno Jure” segundo teor do cânon 515 do Código do Direito Canônico, com o mesmo orago e os limites de circunscrição então definidos.

Dom Osório no dia 18 de janeiro do mesmo ano nomeia e constitui como Pároco da Paróquia de São Cristóvão o Revo. Pe. Amadeu Balestrin sacerdote diocesano da Diocese de Frederico Westphalen-RS gentilmente liberado pelo Exmo. Sr. Bispo desta mesma Diocese, para serviços pastorais em nossa Diocese de Rondonópolis, sendo este o primeiro Pároco da Paróquia de São Cristóvão, que ficou também com a missão de atender outras Paróquias da Diocese de Rondonópolis.

A região da Paróquia de Campo Verde, devido ao solo não próprio para agricultura, apenas tardiamente despertou para o progresso, no período da frente agrícola, após o cruzamento das estradas BR 70 Cuiabá – Brasília e a estrada Estadual para a Chapada 251 e Nova Brasilândia 140, no ano de 1975. A colonização moderna proveio da Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, sendo instalado um aviário da Sadia. A cultura do povo acompanha as tradições das terras de origem.

Os trabalhos religiosos nesta Paróquia começaram com o Pe. Amadeu, depois foi dado continuidade pelo Pe. João Bertoldo Henning, até o ano de 2007 quando Dom Juventino nomeia como Pároco desta Paróquia Pe. Ariovaldo Couto Queiroz.

Depois chegaram as Irmãs Palotinas para organizar a catequese no Curato São Cristóvão e organizar a Pastoral da Saúde e da Criança no Centro Social do Jupiara. Em 1989 – Cursilho em Campo Verde, 1992 – Fundação da Obra Kolping de Mato Grosso em Campo Verde, em 1996 – RCC. O típico da expressão religiosa popular desta localidade são as Capelinhas em toda a cidade.

Na Paróquia os leigos assumem atividades como músicos, pregadores da palavra de Deus, catequistas, ministros da Eucaristia e da palavra e como administradores dos bens da Igreja. As pastorais e movimentos, que são bem organizados e que estão assumindo realmente seu trabalho perante a comunidade são as: Social, da Criança, Renovação Carismática Católica, Cursilho de Cristandade, Pastoral da Juventude, CEE e Ministros. Outras religiões aumentam a cada dia. As quatros principais são: Assembléia de Deus, Cristã do Brasil, Pão da Vida, Universal do Reino de Deus. Outras menores encontram pelos quatros cantos da cidade.