Padres da Diocese Reunidos para Agenda Pastoral

Nos dias 04 e 05 de junho, o presbitério da diocese esteve reunido na casa de retiro em São Lourenço de Fátima. O encontro contou com a presença do bispo diocesano Dom Maurício, 27 padres e um seminarista. Esta reunião faz parte da agenda ordinária do clero e é conduzida pela pastoral presbiteral, atualmente coordenada pelo padre Jefferson Klayton. Os padres tiveram a oportunidade de rezar juntos, refletir sobre temas relevantes para a caminhada do ministério presbiteral e a pastoral diocesana, além de confraternizar em um momento de fraternidade e unidade.

O encontro iniciou com a oração da Hora Média e uma reflexão sobre a saúde integral do presbítero, abordando as dificuldades atuais que precisam ser cuidadas por meio de uma vida espiritual e fraterna. A equipe da pastoral presbiteral trouxe para partilha neste momento o texto “O padre e a pastoral da autoexploração” do Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp, utilizado também no Encontro Regional dos Presbíteros deste ano.

A pauta incluiu orientações sobre o registro e notificações dos sacramentos, arquivos da Cúria e locais adequados para administração dos sacramentos, recordando assim as normas vigentes do Código de Direito Canônico e a necessidade de atualização das diretrizes diocesanas afim de todas as paróquias adotem as mesmas práticas pastorais e sacramentais.

Além disso, foram feitos repasses da caminhada pastoral da diocese sobre o caminho percorrido até o momento para rearticulação do Conselho Diocesano de Pastoral; foi motivada uma reflexão para buscar formas de valorização das foranias e descentralização de encontros e formações com o intuito de atingir mais pessoas e diminuir deslocamentos, haja vista a extensão territorial da diocese; foi também mencionada a formação da nova equipe de coordenação diocesana da pastoral de comunicação contando agora com os articuladores forâneos, e apresentada, para apreciação dos padres, a proposta de nova identidade visual da diocese e novo layout para o nosso site. O bispo motivou os padres à leitura da bula papal de proclamação do jubileu ordinário do ano de 2025 para que esta experiência possa ser vivida de modo que gere esperança no coração de todos mesmo diante dos desafios do tempo hodierno; ficou então definido que a porta santa será aberta para peregrinação em nossa diocese na catedral dia 29 de dezembro de 2024 às 10h.

Por fim, algumas datas e compromissos assumidos pelos padres foram revistos e feitos alguns convites para celebrações e encontros. Vale ressaltar que o bispo com muita alegria convidou todos os padres para celebrar com ele o seu jubileu de prata de vida sacerdotal no dia 11 de dezembro, às 19h na catedral. Convidamos o povo de Deus a permanecer em oração pela vida e missão dos padres e vocacionados de nossa diocese. Que o Sagrado Coração de Jesus nos conserve firmes na oração e vida fraterna.

PASCOM DIOCESANA