Instituição de Novos Ministro

AGRADECIMENTO

Quero agradecer a comunidade aqui presente por nos acolher neste dia com muito carinho, a Dom Mauricio por ceder seu tempo sempre que foi solicitado e por esta linda Celebração Eucarística, aos padres que confiaram e mandaram seus leigos para esta formação, ao Frei Roberto, pároco desta Paróquia que prontamente nos atendeu para que acontecesse esta celebração da instituição dos novos ministérios, aos assessores dos temas trabalhados, aos padres aqui presentes, meu marido Amauri pela sua compreensão em entender meu trabalho neste ministério, aos novos ministros pela confiança na formação diocesana, pela equipe de liturgia desta celebração, parentes e amigos presentes ; pelos coordenadores e coordenadoras paroquiais que sempre com carinho  e doação ,fizeram e vão continuar  a missão de vocês e a toda nossa equipe diocesana de Ministros ( vir aqui na frente) que com amor e dedicação trabalharam durante este e outros anos; também digo com certeza e todo carinho que tenho por vocês, SEM VOCÊS NADA DISSO TERIA ACONTECIDO. (Cleuza Manera).

Meus caros novos ministros:-

Vocês não estão terminando e sim começando uma linda etapa em suas vidas, por que:

O ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, da Palavra, da Visitação, das exéquias  deve ser apaixonado por tudo que faz, não é um status mas serviço na caridade e sim sua missão na Igreja como batizados; levar a Eucaristia aos que estão impossibilitados de participar da comunidade; como doentes , idosos, isto é mostrar que eles são parte da comunidade, a missão do ministro é de se tornarem anunciadores da misericórdia de Deus ou seja a missão de fé e de amor ao próximo. Este ano em outubro nosso Papa Francisco escolheu como tema para o dia mundial das missões  “Corações ardentes e pés a caminho” vemos a urgência desta ação missionária da Igreja e nós ministros estamos sendo chamados para esta missão; de uma Igreja para caminharmos juntos o que nos convoca o nosso Papa Francisco, Igreja Sinodal “ COMUNHÃO,PARTICIPAÇÃO  e MISSÃO, que o ESPIRITO SANTO  nos aponte este caminho com muita humanidade.

Para o próximo ano de 2024, estou passando a coordenação para outro ministro que é o Osmar da paroquia Santa Terezinha, que o Espirito Santo o conduza para mais esta missão, seja firme nesta missão que Deus o confiou. Quero dizer que foi com muito zelo e carinho que tudo fiz; mas como já disse, que tudo fizemos com uma equipe de trabalho muito solícita ; quero continuar a minha missão enquanto Deus me der saúde, para levar a Eucaristia à aqueles que se encontram impossibilitados de participarem fisicamente da comunidade, seja por motivo de saúde ou idade. A missão de anunciar o Evangelho são de todas as pessoas batizadas é nesta certeza que o cristão deve exercer sua missão, ser sinal de luz, por onde passar. “Devemos ser gratos em todas as ocasiões, porque essa é a vontade de Deus(1 Tessalonicenses 5:18).Sou grata e feliz, a minha gratidão é uma forma de louvar a Deus a valorizar as bençãos que temos, isto é um sinal de uma vida transformada por Jesus.é assim que encontro  alegria.

“Com Cristo não existem tédio, cansaço e tristeza, porque Ele é a novidade contínua do nosso viver. Obrigada a todos e a todas.

Cleuza Maria Martins Manera

Coord. Diocesana de Ministros.