Encontro de Formação da Pascom do Regional Oeste 2 da CNBB: Pastoral da Comunicação em Processo Sinodal

por Renan Dantas / Foto: Renan Dantas

Evento marcante realizado nos dias 02 e 03 de setembro de 2023, nas instalações da Sede da CNBB Regional Oeste 2 em Cuiabá-MT, o Encontro de Formação da PASCOM revelou-se um instrumento poderoso para a formação dos/as agentes e o fortalecimento da comunicação em nossas dioceses e comunidades.

Das oito dioceses que integram o Regional, seis estiveram presentes com seus representantes. Todos/as ávidos pela sempre necessária capacitação para se cumprir melhor a missão de ‘pasconeiro e pasconeira’, em nossas realidades tão carregadas de desafios.

 

Logo na abertura, além do enfoque dado à pessoa de Maria de Nazaré como figura inspiradora para a boa comunicação que precisa acontecer, teve importante destaque a mensagem do Papa Francisco, para o 57º dia mundial das comunicações sociais, onde chama a atenção que a Comunicação precisa falar ao coração e com o coração,  “Testemunhando a verdade no amor” (Ef 4, 15). Os presentes puderam participar com reflexões, pontuações, partilhas e repetição de palavras ou frases, tanto da Mensagem do Papa quanto do texto bíblico Lc 1, 39-45, relato da Visitação de Maria à sua prima Isabel.

Dom Mario Antonio da Silva, arcebispo de Cuiabá e bispo referencial da PASCOM Regional, enriqueceu o momento de abertura com sua fala de acolhida.  Também foi apresentado um vídeo do coordenador nacional da PASCOM, Marcus Tullius, assegurando sua proximidade, sintonia e apoio.

Pe. Reinaldo Braga Junior – secretário executivo da CNBB, com suas fraternas palavras recebeu calorosamente os participantes na sede do Regional Oeste 2, enfatizando sobre a importância do espaço, onde as pastorais, organismos, serviços e movimentos realizam seus encontros, capacitações… e de onde partem os encaminhamentos para a ação evangelizadora em todo o Regional. Sublinhou também a relevância da PASCOM como uma pastoral transversal, com a missão de fortalecer a comunhão e ajudar a conservar a unidade entre as pastorais e organismos.

 

 Ultimamente nós estamos reativando muitas pastorais que foram desmobilizadas por conta da pandemia e agora retomamos novamente com muito vigor e entusiasmo. O grande desafio nosso hoje está nessa articulação, nessa integração de todas as pastorais. Daí eu vejo a importância da Pastoral da Comunicação, como essa pastoral integradora de todas as pastorais. Ela não é uma pastoral setorial, mas é uma pastoral transversal que vai perpassando todos os grupos, serviços e frentes missionárias da nossa Igreja. Vejo então com muita alegria o crescimento, o surgimento da Pascom nas dioceses, nas paróquias e em todo o Brasil.” (Pe. Deusdedit de Almeida – Arquid. de Cuiabá )

Dom Mário, com sua alegria, deu boas-vindas aos participantes, encorajando a todos/as para abraçar a missão da Comunicação na Igreja. Enfatizou que aquele encontro presencial marcava um novo capítulo após assumir o compromisso de ser o bispo referencial, deixando uma mensagem eloquente: “Ser um comunicador em processo sinodal é uma escolha que nos torna livres”.

Irmã Helena Corazza, assessora do evento, com sua vasta experiência, desdobrou-se em uma reflexão profunda sobre a temática “Pascom em processo sinodal: Caminho de integração das pastorais”. Falou sobre a importância da comunicação como vocação recebida no Batismo, destacando que a comunicação vai além dos meios e das técnicas, sendo um dom de Deus.

Um momento de interação e partilha entre os participantes, por meio da ‘dinâmica do varal’, ressaltou a diversidade das pastorais, organismos e movimentos presentes nas Dioceses e nas paróquias. Temas como ‘Identidade e Missão’, ‘Pastoral da Comunicação é diálogo’ ‘Comunicação para a cultura do encontro’ etc, ecoaram nas intervenções dos participantes.

Irmã Helena também trouxe a importância da Pastoral da Comunicação como eixo transversal em todas as pastorais e lembrou da sua missão de falar com o coração em processo sempre sinodal. Foram abordados tópicos como a dinâmica da comunicação na Igreja do Brasil e a necessidade de diálogo entre fé e cultura. Também teve lugar uma importante apresentação sobre a temática da atualização do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.

Os grupos de discussão desenvolveram reflexões sobre como integrar a PASCOM com as demais pastorais, na dinâmica da pastoral orgânica, e como criar uma rede de comunicação no Regional, nas Dioceses e entre as pastorais. As proposições dos grupos evidenciaram estratégias para promover a integração e o compromisso dos agentes da PASCOM com as demais pastorais. Dom Mário lembrou que a proposta da Pastoral Orgânica é um dos frutos do Concílio Vaticano II, incentivado depois pelas Conferências Latino-americanas, que visa promover a comunhão e a unidade, na perspectiva sempre da missão.

Também teve lugar uma importante ressonância do MutiCom, que aconteceu na Paraíba no último julho passado. Os representantes do Regional que participaram, puderam dar suas impressões e fazerem a partilha das suas experiências e enfoques mais importantes. Testemunharam que se tratou de um grande reavivamento para a missão, a partir de ‘um novo olhar’ sobre a PASCOM. Afirmaram que realmente foi um encontro reanimador, a partir das falas dos Assessores e da troca de experiências pela socialização oportunizada, com os/as participantes de todo o Brasil.

Padre Reinaldo destacou a importância dos momentos de Formação oferecidos – mas que precisam ser mais valorizados e participados… falta ainda adesão. E lembrou também da missão da PASCOM, que é ser uma pastoral integradora e a serviço.

Além de alguns momentos orantes e meditativos ao longo do encontro, teve lugar de destaque a Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo, que aproveitou para semear uma boa palavra de anúncio a partir da Liturgia da Palavra, no coração dos/as agentes da PASCOM presentes.

Conforme a Pauta, esse encontro foi também ocasião para fortalecer, com novos membros, a equipe regional de coordenação da PASCOM, ficando assim constituída:

Coordenadora: Caline Maria

Vice-Coordenadora: Angelita Kremer

Secretário: Rafael

Conselheiros: Viviane Stefani

Junior de Andrade

Assessora: Ir Flávia Luiza Gonçalves

Bispo Referencial: Dom Mario Antonio da Silva

O encontro chegou ao seu término gerando alegria, permitindo ver a comunhão entre todos/as e reacendendo a esperança de que a PASCOM seja sempre mais uma força vital na vida das nossas comunidades, na obra da evangelização e na construção da civilização do amor. A Comunicação, como Pastoral, quer cooperar para que se torne possível a Missão da Igreja no mundo.