Formação para Ministros – Forania Sudeste

No dia 29.07.2023 aconteceu o 1⁰ Encontro Diocesano de Formação para Ministros instituídos e para os que serão instituídos esse ano, da Forania Sudeste. A Coordenadora diocesana de Formação Mariana Moura Paim Diocese de Rondonópolis-Guiratinga esteve presente acolhendo todos os 78 participantes das cidades de Alto Araguaia, Alto Garças e Alto Taquari.
O Tema A espiritualidade do Ministro foi conduzido pela Irmã Rosanea (Irmã Ursulina de Alto Garças) que falou sobre a importância da vida de oração para o exercício desse Ministério, que devemos sempre buscar Deus através dos sacramentos, principalmente a Eucaristia que é o sentido do nosso ministério, viver o amor, praticar a palavra, e observar todos os seus mandamentos. Em seguida os participantes fizeram uma leitura orante, e em grupos foi apresentado a reflexão e a partilha da palavra.
O Tema A Diocesaneidade foi apresentado pelo Padre Nazaré (Pároco na Cidade de Alto Araguaia – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora) que apresentou o mapa com as cidades que compõem as Foranias, a quantidade de comunidades e movimentos existentes na diocese, explicou sobre a função e a importância do Bispo, párocos e leigos dentro da diocese, apresentou e sugeriu livros e documentos para aumentar o conhecimento sobre nossa igreja.
Ao final levou um texto DA LUMEN GENTIUN-CONCILIO VATICANO II, SOBRE A MISSÃO DOS LEIGOS, TRABALHARAM EM GRUPO E APRESENTARAM A REFLEXÃO.
A próxima formação será dia 02-09-2023 Com o Tema A Liturgia e a Santa Missa com os assessores Patriarca e Padre Sérgio.