DIOCESE DE RONDONÓPOLIS-GUIRATINGA PRESENTE NO ENCONTRO DO CONSELHO REGIONAL DE PASTORAIS

A Arquidiocese de Cuiabá realizou no último final de semana, sábado, 06 e 07/05, nas dependências do Centro de Nova Evangelização (Cene), mais um encontro do Conselho Regional de Pastorais (CRP).
As atividades começaram com credenciamento, almoço, acomodação dos participantes, animação de acolhida, oração de abertura e apresentação das equipes de coordenação diocesana, pastorais, organismos, movimentos (como RCC e Cursilho), serviços (ECC), além de representantes da Campanha de Fraternidade, Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), Fórum da Terra e Direitos Humanos.
Ás 14h30 o presidente CRP, dom Vital Chitolina, abriu oficialmente a pauta do encontro falando sobre o “caminho sinodal” da Igreja, dando ênfase as suas palavras base: “comunhão, participação e missão”; destacou a importância do “olhar para ecologia”, e lembrou o 15º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Bases (CEBS), previsto para junho, na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

CONJUNTURA – Um dos assessores do encontro, Roberto Rossi, fez uso da palavra, na sequência, apresentando uma síntese sobre a “Análise de Conjuntura Social – Eclesial”, fruto da última Assembleia dos Bispos do Brasil, com ênfase à “polarização radical da política no Brasil”, que segundo ele, agrava o contexto social, econômico, político e cultural do Mato grosso e do Brasil – com problemas históricos como a concentração da terra “nas mãos de poucos”, violência, grilagem, apropriação ilegal, mineração em terras indígenas, uso indiscriminado de agrotóxicos e o desmatamento. “Nesses tempos, nosso mais importante sinal é da ação, concreta, responsável e ética”, disse Rossi.
Ainda sobre o tema ‘polarização’ padre Carlos, reforçou os danos e riscos da “narrativa do medo e das fake news”, e padre Francisco, pontuou que a polarização dentro da Igreja é resultado da falta de formação e conhecimento dos documentos da Igreja.

NOVA CNBB – Também foram apresentados oficialmente os bispos eleitos para a Regional Mato Grosso da CNBB: dom Vital Chitolina, bispo da Diocese de Diamantino, como presidente; dom Mauricio Jardim, bispo de Rondonópolis-Guiratinga, vice-presidente e dom Jacy Diniz Rocha, bispo de Cáceres (MT), secretário.
Outro assessor do CRP, Padre Reinaldo, dissertou sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) e reiterou questões sociais recorrentes como o “aumento do drama crônico da pobreza”, o “contexto social polarizado” (onde cresce a desinformação das fake news), a “visível crise ética”, a “força econômica excludente”, a ameaçada à vida desde a concepção; e “o descaso com a casa comum”. “Precisamos identificar e rever as estruturas e atividades que não mais ajudam a anunciar e a viver coerentemente o evangelho”, defendeu padre Reinaldo.

UNIÃO EM CRISTO – Encerrando a plenária do primeiro dia do encontro, dom Mário Antônio da Silva, arcebispo metropolitano de Cuiabá, tratou sobre a mensagem da CNBB ao povo brasileiro, com o tema “Cristo é a nossa Paz: de dois povos fez um só; em sua carne derrubando o muro da inimizade que os separava”.
“Conclamamos a sociedade brasileira a construir um amplo projeto de reconciliação e pacificação, a partir de um diálogo franco e aberto, que possibilite superar o que nos afasta, com o objetivo de assegurar o que nos une: Jesus, o país, seu povo e a criação. O ponto de partida dessa construção se dá nas famílias, comunidades, relações sociais, profissionais, eclesiais e políticas, através da amizade social que promove a cultura do encontro”, conclamou o Arcebispo, encerrando o primeiro dia do CRP.

COMIRE – As atividades do domingo, 07/05, começaram com celebração de Santa Missa presidida por dom Vital Chitolina, e seguiram com a apresentação do Conselho Missionário Regional (Comire), feita pelo convidado, padre Josivan, que falou sobre o 5º Congresso Missionário Nacional marcado para o período de 10 a 15 de novembro desse ano com o tema “Ide da Igreja local aos confins do mundo”; e também sobre o Congresso Missionário Mundial, que acontecerá em Porto Rico, na América do Norte, e que terá cinco representantes do Brasil.
Padre Josivan também dissertou sobre Programa Missionário Nacional, e lembrou o radicalismo missionário das vidas do sacerdote salesiano, padre Rodolfo Lunkenben do leigo Simão Koge Ekudugodu, martirizados em 1976.

CASA COMUM – O tema seguinte foi “Espiritualidade e Ecologia: Tudo está interligado na nossa casa comum”, ministrado pelo assessor padre Aloir Pacini, que literalmente colocou a assembleia para dançar com a música “Tudo está interligado nesta casa comum”.
Padre Aloir, também ressaltou “a coragem” do Papa Francisco em expor a “necessidade do cuidado com o planeta terra, nossa casa comum”, tão profundamente, segundo ele, na Encíclica “Laudato Si”.
Outro assessor do CRP, padre Reinaldo falou sobre as indicações para a Assembleia Regional, e defendeu a necessidade de uma resposta concreta ao Sínodo da Amazônia com a implantação da “Pastoral da Ecologia Integral”.

CF-2023 – O resumo das atividades e a dimensão da Campanha da Fraternidade 2023, na área do Regional 2 da CNBB, foi apresentado pelo convidado Luiz Lopes, que apontou um aumento de 250% na participação da formação sobre a CF-23, com 1.597 participantes inscritos.
Ainda sobre o tema CF, padre Reinaldo citou a Campanha da Fraternidade do ano que vem, 2024, que terá como tema, Fraternidade e Amizade Social e como lema “Vos sois todos irmãos e irmãs”, texto do Evangelho de São Mateus, 23,8.

OUTROS TEMAS – O subsídio para os grupos de reflexão em família e o 15º Intereclesial das CEBs, foram outros importantes temas abordados na reta final do encontro. Destaque para um momento de oração pelas almas de Irmãs Vera e Maria Luiza, religiosas “que tanto fizeram” pelas Comunidades Eclesiais de Base.

NILTON MENDONÇA

PASCOM DIOCESANA