Aleluia, Jesus ressuscitou!

PÁSCOA DEVE GERAR TESTEMUNHO DA ‘’VIDA QUE BROTA DA
CRUZ’’ A INJUSTIÇADOS E OPRIMIDOS, PREGA PE. JOSÉ EDER

A verdadeira Páscoa como o triunfo de Jesus sobre a morte e a inserção de toda a humanidade na nova vida que brota da cruz, foi o centro da Homilia da Missa de Páscoa, celebrada neste domingo, 09/04, pelo pároco da comunidade da Catedral Santa Cruz, Padre José Eder Ribeiro de Lima.
Na abertura do sermão, o padre convidou a assembleia a dizer em uníssono: “Ao terceiro dia ele ressuscitou”, confirmando a vitória da vida sobre a morte que o próprio Jesus havia predito.

PRIMEIRAS TESTEMUNHAS – Padre José Eder chamou a atenção para as primeiras testemunhas da ressurreição de Jesus: as mulheres, Pedro, João e depois outros apóstolos e discípulos que o viram na Galileia. E citou a Primeira Leitura da Missa, tirada do livro dos Atos dos Apóstolos, onde Pedro, após seu encontro pessoal com o ressuscitado, anuncia Cristo “como salvador; como aquele que perdoa e reconcilia com Deus todos que forem viver a dinâmica da fé e se permitir ser alcançado pela força de Jesus Cristo que venceu a morte e oferece a vida nova”.
Depois São Paulo que, olhando para a ressurreição de Jesus, convida todos os seus ouvintes e leitores a buscarem as coisas do alto, para que no “juízo” possam participar “da Glória do Senhor, a vida nova oferecida por Jesus”.
O pároco relembrou também a conversão de Paulo, que quando ainda era Saulo de Tarso, perseguia, prendia e matava os seguidores de Jesus e após o encontro com o ressuscitado, mudou a “direção da vida”.

PARA O SEMELHANTE – Padre José Eder convidou a comunidade a se deixar ser alcançada pelo Cristo ressuscitado e, “do mesmo jeito que as primeiras testemunhas, passar da tristeza para a alegria, das angústias e medos para a fé e da solidão para a certeza de que o Senhor está no meio de nós”, amparando com seu amor e fazendo de cada um, nova criatura, restaurada pela fé.
É essa vida nova brotada da cruz do ressuscitado, segundo o Padre José Éder, que faz cada discípulo “continuar cheio de ousadia”, para trilhar o caminho de sua missão em prol do semelhante; aquilo que o Papa Francisco chama de Igreja em saída. “Cada um de nós é chamado a ir ao encontro de tantas pessoas que estão submersas nas trevas, na cultura da morte, envoltas na escuridão. E ser luz, sinal visível da força do Cristo ressuscitado, para reacender a esperança nos corações e na mente e na vida dessas pessoas”, pregou.

INJUSTIÇAS – Padre José Eder também recordou as situações, entre outras, das crianças assassinadas na creche de Blumenau (SC), o caso da professora morta em São Paulo; os desempregados e ocupados na informalidade e os muitos casos onde, todos os dias, “milhares de pessoas não têm seus direitos básicos respeitados e não tem comida no prato, passam fome”.
Lutar pela exigência de políticas públicas que garantam os direitos dessas pessoas e protejam as vítimas da violência doméstica, que deixa tantas marcas, dos feminicídios e “tantas outras situações que precisam da Luz de Cristo. Por eles, somos chamados a rezar pela luz e a força do ressuscitado. É preciso que nesse Dia de Páscoa, nosso coração esteja em sintonia, em comunhão com todas essas pessoas”, concluiu Padre José Eder.

Nilton Mendonça
Pascom diocesana