Comunidade Divina Providencia

“Do ponto de vista da fé todo mundo é recuperável”, afirma Dom Maurício

Apesar das amarras, vícios e pecados, que a cada dia contaminam o mundo, Deus não desiste da humanidade e é assim que os cristãos católicos devem olhar qualquer semelhante que, na caminhada da vida, cai ou comete algum erro, se desviando do projeto de Deus.

Esta foi a tônica da homilia proferida nesta terça-feira, 04/04, durante Missa na Comunidade Terapêutica Divina Providência de Rondonópolis, pelo bispo Dom Maurício da Silva Jardim.

Na presença de recuperandos, funcionários e benfeitores da instituição, o bispo diocesano de Rondonópolis-Guiratinga, afirmou que, se pela visão humana há quem não tenha mais recuperação, pela visão da Fé é diferente: “Para nós não existe a palavra irrecuperável. Aos olhos da fé, todo mundo é recuperável”, frisou.

DEUS NÃO DESISTE DE NÓS – “Mesmo com as nossas dependências, as nossas escravidões, na vida humana, real e concreta, Deus aposta em nós. Deus não desiste de nós; derrama até a última gota de sangue por causa de nós. E ele só sabe salvar, curar e libertar. Por isso nos encanta tanto e a gente não desiste de caminhar. Ele nos ensina levantar quando a gente cai; a não desistir de caminhar e a não ter no coração a tristeza da Sexta-feira da Paixão, mas a alegria da Páscoa, da ressurreição”, citou lembrando a Semana Santa em curso.

CAMINHO E PASSAGEM – O Bispo completou que “é também pela fé” que muitas pessoas, por vezes abrem mão de seus afazeres e interesses para se dedicar ao ideal de resgatar os que ‘caem’, como é o caso da Comunidade Divina Providência e seus benfeitores. Segundo Dom Maurício, obra da fé “que nasceu do encontro com a pessoa de Jesus”, caminho, verdade e vida.

“Nesse caminhar se tem realizações, frustrações, quedas, acertos, alegrias e tristezas, mas a gente não para de fazer a nossa parte. É no caminho que Deus nos dá a oportunidade de recomeçar”.

“Os recuperandos sabem, nós sabemos, que na vida da gente é preciso fazer passagem. E depois que a gente experimenta a vida nova, de cara limpa, de ficha limpa, não tem mais como ficar voltando atrás e vivendo no pecado, na droga, na dependência ou na escravidão, seja ela qual for”, pregou o Bispo.

OLHAR DA FÉ – Dom Maurício da Silva Jardim também citou os “vários tipos de dependências e escravidões” que assolam a sociedade atual, lembrando o exemplo Judas que tinha “a dependência do dinheiro e por causa dessa idolatria, vendeu Jesus por algumas moedas de prata. Ele traiu Jesus e depois a gente sabe o fim de Judas”, citou.

Segundo o Bispo, hoje também é assim: uns interessados em poder, outros em dinheiro, outros em prazer. Mas quem tem a fé (do encontro pessoal com Cristo), tem que ter o olhar de Cristo, especialmente para com aqueles (as) que o mundo condena e exclui”.

“E nossa resposta ao amor de Deus deve ser sem medida, porque é assim o amor dele. Ele ama porque só sabe amar, não porque nós somos bons ou merecemos”, finalizou Dom Maurício, pedindo a Igreja, a prática desse ‘Olhar de Fé’ notadamente nesse tempo Pascal em que Cristo dá – com sua vida – a maior prova do Amor de Deus.

Nilton Mendonça

Pascom Diocesana