Ciranda das Comunidades

 
( )
O dia 15 de cada mês é para as CEBs do Brasil um convite a esperança, momento de fortalecer nossas lutas com celebrações de Fé e Vida, pois o 15º Intereclesial que será realizado entre os dias 18 a 22 de Julho em Rondonópolis se aproxima.
Com a alegria que nos irmana, realizamos em 15 de Janeiro uma linda ciranda das comunidades com artistas da libertação.
A arte revolucionária, que denuncia a opressão, é expressão do nosso ser, compromisso com o Pleno Amor e se traduz em símbolos, gestos, palavras, lutas da caminhada. Como Paulo Freire, a vida em sua totalidade nos ensinou a grande lição que é impossível assumi-la sem riscos. E Pedro Casaldáliga nos mostra com seu exemplo como viver o que se proclama até as últimas consequências.
Por isso, iniciamos 2023 com muita espiritualidade neste “dia D das CEBs”, que se traduz em uma linda ciranda das comunidades, porque a ciranda é expressão da cultura, presente nos processos educativos da educação popular, que denunciam a lógica da opressão.
Assim como a ciranda, o lançamento do cancioneiro do 15º Intereclesial das CEBs, é para as Comunidades Eclesiais de Base um instrumento que denuncia a opressão, fortalecendo a esperança e as lutas da América Latina na atualidade ao mesmo tempo que anuncia o que há de vir no 15º Intereclesial.
Um cancioneiro que expressa a cultura popular brasileira, tecido por muitas mãos, vozes, vibrações, instrumentos musicais. “A música para nós é mais do que só uma canção, é rito, é reza, é bandeira de luta, é nossa identidade. Celebramos a vida cantando nossos sonhos, esperançando.” (Adilson José Francisco- Secretariado para o 15º Intereclesial das CEBs).
Desejamos ardentemente que a Espiritualidade das CEBs se espalhe nos rincões do nosso Brasil, fazendo germinar um Novo Céu e uma Nova Terra. Viva a Arte e Cultura Popular! “Novo Céu e Nova Terra, juntos vamos construir. Na ciranda da vida juntos vamos resistir.
Esta ciranda vamos celebrar. Com as bandeiras de luta, vida em primeiro lugar!”
Por: Diana da Silva Ribeiro- Comunica15
Você pode baixar o Cancioneiro do 15º Intereclesial das CEBs. Acesse: