Rumo ao 5º Congresso Missionário Nacional

Rumo ao 5º Congresso Missionário Nacional

Por Dom Maurício da Silva Jardim*

Em 2023 acontecerá o Congresso Missionário Nacional, reunindo missionários e missionárias de todo o Brasil na Arquidiocese de Manaus, entre os dias 10 a 15 de novembro. O tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema o “Corações ardentes, pés a caminho” serão inspiradores para esse importante encontro.

No Continente Americano há uma longa tradição de Congressos Missionários. Os primeiros nasceram na América Latina e por esta razão foram chamados de Congressos Missionários Latino-Americanos com a sigla COMLA. Em 1999, as Igrejas do Norte foram incorporadas, e o nome foi alterado para Congresso Missionário Americano com a sigla CAM. As Pontifícias Obras Missionárias (POM) tem a responsabilidade de coordenar e animar os Congressos missionários no continente.

A fé, a universidade da missão e ajuda material formam um tripé do carisma fundacional das POM e são orientadores dos Congressos Missionários na América. Este carisma tem contribuído no continente para despertar a consciência missionária universal. Os Congressos Missionários na sua gênese, procuram despertar em cada batizado o compromisso pela missão universal. Os congressos missionários tem no seu DNA a Missio Ad Gentes. A força que impulsiona os congressos é justamente a missão “Ad/Inter Gentes”, “paradigma de toda obra da Igreja” (EG,15).

No âmbito nacional, os Congressos Missionários são coordenados pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) juntamente com o Conselho Missionário Nacional (COMINA). O próximo Congresso Missionário Nacional acontecerá na Arquidiocese de Manaus de 10 a 15 de novembro de 2023 e tem como tema: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema em sintonia com o Ano Vocacional e Dia Mundial das Missões de 2023: “Corações ardentes, pés a caminho”.

Embora nas últimas décadas tenha amadurecido a consciência missionária dos batizados, percebe-se que, no que concerne à missão Ad Gentes, ainda se carece de maior zelo e compromisso. Se é por desconhecimento, por negligência, por excesso de atividades pastorais ou por outra razão qualquer, mas é notório que boa parte das Igrejas locais da América ainda não assumiram uma saída Ad Gentes. Com base nesta justificativa o 5º Congresso Missionário Nacional tem o objetivo de impulsionar a missão Ad Gentes das Igrejas locais, caminhando juntos na escuta do Espírito Santo, a fim de uma verdadeira conversão missionária de nossas comunidades eclesiais até os confins do mundo.

Entre os objetivos específicos, destaco: Aprender novos caminhos de atuação missionária a partir da experiência evangelizadora da Igreja na Amazônia; Impulsionar uma reflexão a cerca da consciência e ação missionária das Igrejas locais; Preparar a Igreja no Brasil para o CAM 6; Efetivar o Programa Missionário Nacional; Escutar o que diz o Espírito Santo, protagonista da missão, a Igreja no Brasil; Garantir a opção preferencial pelos pobres, como Igreja em saída nas periferias existenciais e geográficas; Promover a integração das forças missionárias da Igreja no Brasil; Incentivar a cooperação intereclesial através do projeto Igreja irmãs e projetos ad gentes do regionais da CNBB; e Celebrar a caminhada missionária da Igreja no Brasil.

Os congressos não querem ser um evento, mas um processo que tem o objetivo de impulsionar um novo ardor missionário nas Igrejas locais. Isto se realiza, produzindo reflexão missiológica com um texto base orientador, simpósios, fóruns e congressos regionais. Os congressos missionários em seu caminho de preparação, tem a preocupação de refletir e rezar sobre a identidade missionária da Igreja orientada para missão universal.

Estou convencido de que os congressos missionários têm sido um kairós para as Igrejas locais da América e do Brasil. No entanto, há um longo caminho a percorrer, enfrentando muitas vezes dificuldades e resistências quando se trata de assumir a missão Ad/Inter Gentes.

Desejo um fecundo e abençoado processo de preparação para o 5º Congresso Missionário Nacional na Arquidiocese de Manaus, território da querida Amazônia.

Histórico dos Congressos Missionários na América:

I Congresso Missionário Latino Americano (COMLA 1) e VII Congresso Nacional Mexicano México, 20 a 23 de novembro em 1977.
Tema: “A Igreja, sacramento universal de salvação”

II Congresso Missionário Latino Americano (COMLA 2), México de 17 a 22 de maio de 1983.
Tema “A Igreja Missionária, resposta ao povo de hoje: responsabilidade missionária na e da América Latina”
Lema: “Com Maria, missionários de Cristo”

III Congresso Missionário Latino Americano (COMLA 3), em Bogotá/Colômbia, de 5 a 8 de julho de 1987.
Tema: “A América quer compartilhar sua fé”
Lema: “América, chegou tua hora de evangelizar”

IV Congresso Missionário Latino Americano (COMLA 4), Lima/ Peru de 3 a 8 de fevereiro de 1991.
Tema: “A Igreja na América Latina enfrentando os desafios pastorais da nova evangelização no terceiro milênio”
Lema: “América Latina, de sua fé, envie missionários”

V Congresso Missionário Latino Americano (COMLA 5), Belo Horizonte/Brasil, de 18 a 23 de julho de 1995.
Tema: “O Evangelho nas culturas, um modo de vida e esperança”
Lema: “Vinde, vede e anunciai”

I Congresso Missionário Americano (CAM 1 – COMLA 6) VI Congresso Missionário Latino Americano, em Paraná/Argentina, de 28 de setembro a 3 de outubro 1999.
Tema: “Jesus Cristo, vida e esperança para todos os povos”
Lema: “América com Cristo, sal da terra”

II Congresso Missionário Americano (CAM 2 – COMLA 7) VII CONGRESSO MISSIONÁRIO LATINO-AMERICANO, Guatemala/Honduras, de 25 a 30 de novembro de 2003.
Lema: “Igreja na América, sua vida é missão”

III Congresso Missionário Americano (CAM 3 – COMLA 8) VIII Congresso Missionário latino-americano, em Quito/Equador, 12 a 17 de agosto 2008.
Tema: “A Igreja no discipulado missionário”

IV Congresso Missionário Americano (CAM 4 -COMLA 9) IX Congresso Missionário Latino Americano Maracaibo/Venezuela, se 26 a 30 de novembro em 2013.
Tema: “Discípulos missionários de Jesus Cristo da América, em um mundo secularizado e multicultural”
Lema: “América Missionária: compartilhe sua fé”

V Congresso Missionário Americano (CAM 5) Santa Cruz de La Sierra/Bolívia de 10 a 14 de julho de 2018.
Tema: “A alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e de comunhão”
Lema: “América em missão, o evangelho é alegria”

VI Congresso Missionário Americano (CAM 6), Ponce/Puerto Rico, 17 a 24 de novembro de 2024.
Tema: “Evangelizadores com Espírito até os confins do mundo”
Lema: “América: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”

 

História dos Congressos Missionários Nacionais:

1º Congresso Missionário Nacional
Belo Horizonte (MG) – julho de 2003
Nos debruçamos sobre a natureza trinitária da missão, redescobrindo o fundamento na “Missão de Deus” (Missio Dei).

2º Congresso Missionário Nacional
Aparecida (SP) – maio de 2008
Aconteceu um depois da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e teve ênfase nos diversos âmbitos da missão.

3º Congresso Missionário Nacional
Palmas (TO) – julho de 2012
Teve como enfoque “O discipulado missionário num mundo secularizado e pluricultural”. Tiveram um destaque especial aos sujeitos da missão.

4º Congresso Missionário Nacional
Recife (PE) – setembro de 2017
Teve como tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”. Refletiu sobre a missionariedade que representa o impulso interior permanente que faz com que a Igreja saia de si mesma.

O 5º Congresso Missionário Nacional acontecerá na Arquidiocese de Manaus de 10 a 15 de novembro de 2023 e terá como tema: Ide! Da Igreja local aos confins do mundo e lema em sintonia com o Ano Vocacional e Dia Mundial das Missões de 2023: “Corações ardentes, pés a caminho”.

* Bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT)