PAPA BENTO XVI

O Papa Bento XVI, aos 95 anos de idade,  voltou aos braços de Deus no último sábado, dia 31 de dezembro de 2022 e nos deixou o legado de um sacerdote teólogo que se preocupou em buscar a verdade, com um jeito simples de viver. Para além das questões polêmicas que marcaram o seu Pontificado, os seus escritos e o seu empenho em sistematizar o catecismo da Igreja foram algumas das suas grandes contribuições.

Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI, nasceu na Alemanha, em 16 de abril de 1927 e teve sua infância e juventude marcadas pela ascensão do nazismo. Foi ordenado padre em 29 de junho de 1951, na festa de São Pedro e São Paulo e desde então apresentava uma visão filosófica e teológica avançada, tendo defendido a tese de Doutorado com o tema “Povo e Casa de Deus na Doutrina da Igreja de Santo Agostinho”.

Teólogo dedicado e sacerdote fiel, participou do Concílio Vaticano II como perito, escreveu diversas obras sobre Teologia e em 1977 foi nomeado cardeal, tendo participado dos conclaves que elegeram João Paulo I e João Paulo II. Em 1981 foi ordenado prefeito da Congregação para a Doutrina da fé e em 2005, com a morte do então Papa João Paulo II, foi anunciado como novo sucessor de Pedro, adotando o título de Bento XVI.

Em maio de 2007 o Papa Bento XVI visitou o Brasil, oportunidade em que fez a abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, no Santuário de Aparecida, em São Paulo. Bento XVI celebrou uma missa em São Paulo perante mais de um milhão de fiéis e canonizou Frei Antônio Galvão que se tornou Santo Antônio de Sant’Anna Galvão.

Com a saúde fragilizada e diante de enormes desafios que afloraram na Igreja, em fevereiro de 2013 o Papa bento XVI formalizou sua renúncia: “Após ter repetidamente examinado minha consciência perante Deus, eu tive certeza de que minhas forças, devido à avançada idade, não são mais apropriadas para o adequado exercício do ministério de Pedro”.

De acordo com Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a vida de Bento XVI transmite lições essenciais para a Igreja e o mundo: “A sua renúncia ao pontificado, que surpreende um mundo onde muitos se apegam a cargos e ao poder, foi uma lição. Recolhido em retiro, discreto, sempre expressou a sua unidade com o pontificado do Papa Francisco. A Igreja e o mundo se despedem de uma mente brilhante, de um servidor notável, líder inscrito na história, que testemunhou até o fim a simplicidade, fiel ao Evangelho. O próprio Bento XVI assim se definia: ‘Um simples operário da vinha do Senhor’. Gratidão a Deus pela vida do Papa Emérito Bento XVI”.

Pascom  Diocesana