Missa de Instituição do mandato de ministros extraordinários da Sagrada Eucaristia e Missa de Envio para o servos do 16º Encontro Estadual das Cebs e 15zinho.

CATEDRAL SANTA CRUZ

Com a missão de continuar construindo uma Igreja Missionária, sinodal, ministerial e participativa, comunidade de irmãos, firmada na Palavra de Deus, na Eucaristia e na missão, no dia 01 de dezembro de 2022, em missa solene na Catedral Santa Cruz, ocorreu o rito da investidura dos novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e da Palavra, além da renovação dos votos dos Ministros. A comunidade também realizou o envio dos colaboradores para a realização do 16º Intereclesial e 15zinho, encontro preparatório para o 15º Intereclesial.

Dom Mauricio destacou a importância dos Ministério para a Igreja e comunidades, partindo da origem da palavra: “Munus, que significa cargo, incumbência, serviço; e Minus, que é o menor. No batismo recebemos tríplice Munus: O lugar do servidor. Ser ministro significa ser servidor. No Batismo recebemos o tríplice Múnus: Sacerdotal, Profético e Pastoral. Queridos Ministros da Eucaristia, vocês precisam ter o cheiro do povo, ser ministro não é status, é serviço, o ministro deve ir ao encontro do povo, estar na realidade das comunidades. Não escolham lugares, estejam aonde ninguém vai, com os doentes, acamados, excluídos, servindo aos fiéis. Que a Eucaristia e todo o verdadeiro discípulo acaba por se tornar um missionário, pois a Eucaristia é um impulso a levar a Boa Notícia de Jesus aos mais pobres, famintos e deserdados desta terra seja um impulso missionário, de amor e fraternidade. A fé exige de nós a prática. Construir o Ministério sobre a rocha firme, servindo sempre.”
A exemplo de Carlos de Folcaud, todos e todas são chamados a testemunhar com a vida, na confiança de que não se está sozinho ou sozinha, mas o Espírito Santo inspira no testemunho, a ser sal da terra e luz do mundo.
Aos trabalhadores e organizadores do 16º Encontro de CEBs e Encontro preparatório para o 15º Intereclesial, Dom Mauricio agradeceu pelo empenho e desejou que seja momento de graça para a Igreja de Rondonópolis e do Brasil.
Pe José Eder, administrador diocesano, reafirmou que o Intereclesial tem como ponto de partida e de chegada, animar e fortalecer as comunidades, na acolhida de homens e mulheres vivenciam no dia a dia o amor e o compromisso pela Igreja em Saída, na busca da vida plena para todos e todas.

Escrita por Leoni
Equipe Comunica 15