Assembleia Diocesana de Pastoral 2022

“SEREIS MINHA TESTEMUNHA”. (At 1,8)

Num clima de muita alegria, na sexta-feira, 18 de novembro de 2022, teve início a Assembleia Diocesana de Pastoral nas dependências da Casa de Retiro em São Lourenço de Fátima com a participação do bispo diocesano Dom. Maurício da Silva Jardim, os presbíteros, religiosos e religiosos, leigos e leigas representantes das comunidades, das pastorais, dos movimentos, dos grupos e dos serviços da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Padre José Éder, vigário geral e coordenador da Assembleia deu as boas-vindas. O Bispo Dom Maurício Jardim fez a abertura da Assembleia e presidiu a santa missa. Em sua homilia refletiu sobre “o que Deus quer nos falar?” e realçou: “vamos obedecer à voz do Espirito de Deus, para nos orientar por onde caminhar. Deus quer comunhão entre nós e não divisão”.

Após a Santa Missa, o padre José Eder fez o acolhimento ao Dom Maurício em sua primeira participação na assembleia e conduziu a apresentação de todos os participantes, por foranias. Dom Maurício conduziu a mensagem de abertura; relatou sobre o trabalho nas Pontifícias Obras Missionárias e destacou que o objetivo da assembleia é de colocar em prática “uma igreja sinodal, que caminha junto na missão”. Em seguida foi apresentada parte da síntese das respostas aos questionários que haviam sido enviados às paróquias.

No sábado pela manhã os trabalhos foram retomados com a oração da manhã, a partir da mensagem do Papa Francisco: “A igreja é Missão”- “sereis minhas testemunhas (AT 1,8). Após o lanche se retomou a apresentação da síntese das respostas sobre as atividades desenvolvidas, considerando os projetos aprovados na assembleia de 2021. Houve momento de partilha quando muitos participantes apresentaram suas experiências e dificuldades em seus trabalhos, dentre elas, a “dificuldade de levar o Evangelho aos jovens, que estão englobados no mundo virtual de redes sociais”; “a realidade do mundo, pós-pandemia e o futuro para as crianças atuais” e a necessidade de se “valorizar o momento que é o fruto mais caro do Espirito Santo; escutar o Espirito Santo”.

A seguir foi feita a apresentação da síntese sobre o Sínodo 2021-2023 e sobre o processo de “escuta” na Diocese.

Dom Mauricio apresentou o tema Missionariedade destacando que “a missão é uma só e de Deus; cooperamos com Deus em uma missão que é Dele”. A missão como “eixo e paradigma”.

No período vespertino as Irmãs Catequistas Franciscanas apresentaram um vídeo sobre o trabalho missionário realizado pelas religiosas e os religiosos na Diocese. Foram feitas várias comunicações por representantes das pastorais e de serviços. Em seguida foi apresentada a proposta do 15º Encontro Intereclesial de CEBs pela equipe do Secretariado ressaltando a mensagem do bispo Dom Maurício, por ocasião da sua visita a Roma e também a mensagem do Papa Francisco e sua bênção à Diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Foi feito um minuto de silêncio em memória do saudoso Dom Juventino Kestering, articulador e animador da vinda do Intereclesial para a nossa Diocese. O momento da apresentação sobre as CEBs foi encerrado com a leitura de uma Carta, num grande círculo com todos os participantes da assembleia, na tenda de exposição dos trabalhos realizados durante o ano de 2022.

Na parte do planejamento para 2023 foram organizados treze grupos orientados a elaborar até três propostas para o próximo ano e que foram apresentadas em plenária.

Os trabalhos do sábado foram encerrados com a santa missa presida pelo Pe. José Eder, em seguida á noite cultura conduzida pelos padres Emes Campos e Jefferson Klayton.

Na manhã de domingo Dom Mauricio presidiu a celebração da santa missa de solenidade de Cristo Rei, Dia dos Leigos e Leigas, Dia da Consciência negra, dia de alegria e de ação de graças. Em seguida foi apresentada a síntese das respostas dos grupos, organizadas em quatro temas: Comunidades, Juventudes, Pastoral Social e nova formação que deverão ser perpassados pelos temas transversais da sinodalidade, da missionariedade e da melhoria da comunicação e da articulação. Após a leitura de cada proposta foi feito um momento de silêncio para reflexão. As propostas foram colocadas em apreciação e tiveram a   aprovação da Assembleia. Foi feita a ponderação da falta de propostas para ações concretas, por isso foi sugerido que a equipe de reflexão retome as propostas e as apresente na reunião ampliada de pastoral que deverá acontecer em fevereiro de 2023. Foi apresentado o calendário da Diocese nas datas de atividades comuns para 2023. Vários participantes fizeram intervenções e deram avisos sobre as comunidades, as pastorais, os movimentos, os grupos, as instituições e os serviços. Foi apresentada a prestação de contas da Diocese por Ercílio Edmundo Pereira administrador financeiro.

Padre José Eder e Dom Maurício  agradeceram a todas as pessoas que participaram e contribuíram para que a Assembleia Diocesana pudesse ser um momento de comunhão e de participação na missão.

A assembleia encerrou-se no Domingo do dia 20/11 ás 12:00 horas, este foi evento produtivo e satisfatório.

” Saúde aos doentes, alegria aos tristes e esperanças aos desanimados” Dom Juventino Kestering.

Eliene Paulina

PASCOM DIOCESANA