Síntese do 29º Congresso Catequético

CATEQUESE E FAMÍLIA JUNTOS NA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

         No dia 06 de novembro de 2022, no Centro de Convivência da Paróquia Bom Pastor, sob a coordenação da Equipe Diocesana de Catequese  foi realizado o 29° Congresso Catequético, com o Tema: “Catequese e Família:  juntos na iniciação à Vida Cristã” e o Lema: “Deixai vir a mim os pequeninos” (MT 19,14). O objetivo do encontro foi capacitar de forma missionária e evangelizadora os/as catequistas da Diocese de Rondonópolis- Guiratinga e motivá-los para os trabalhos de evangelização. O  Pe. Oriovaldo Egidio da Silva, da Arquidiocese de Cuiabá – MT foi o assessor geral e também foram realizadas oficinas  catequéticas que contaram com  assessorias de pessoas da Diocese. O Congresso contou com a participação de cerca de quatrocentos/as catequistas das quatros foranias: Rondonópolis, Norte, Leste, Sudeste.

       No local de evento, logo na entrada, todos foram recebidos com uma recepção calorosa, tapete vermelho e cânticos de boas-vindas aos participantes. No momento da oração inicial as crianças entraram com os símbolos: Bíblia Sagrada, cruz do 15° Intereclesial, Brasão do Bispo Diocesano Dom Maurício da Silva Jardim, imagem de São João Batista, padroeiro da Cidade de Rondonópolis; imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, imagem do Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese e velas acesas.

        A Equipe Diocesana de Catequese fraternalmente fez o acolhimento aos participantes e ao Bispo Diocesano Dom Maurício da Silva Jardim, que por sua vez, como Pastor da Diocese, fez as honras da casa, agradeceu a presença do sacerdote convidado e de toda equipe de trabalho que colaborou para o acontecimento deste congresso. Dom Maurício enfatizou a Importância do trabalho da catequese na comunidade cristã: “tornar Jesus conhecido para as crianças, adolescentes e adultos, através dos sacramentos do batismo, da eucaristia e da crisma”. Destacou que é preciso se iniciar na vida cristã, para que se insira na comunidade de fé. Em seguida explicou os símbolos do Brasão Missionário e ressaltou que “os catequistas assumem o serviço não somente como atividade, e sim como missão”.

        Pe. Oriovaldo Egidio iniciou a palestra com as seguintes abordagens: “Quem são os pequeninos? O que vem em nossa mente? Quais era os pequeninos na época de Jesus? Quem são os pequeninos atuais?” Pediu que a assembleia  se organizasse em duplas para refletirem sobre o tema e em seguida apresentassem os resultados das reflexões aos demais. Houve diversas colocações sobre “quem são os pequeninos”: pessoas em condições de rua; dependentes químicos; pessoas negligenciadas pela Lei e mesmo cada um dos participantes do Congresso.

       Em seguida, o palestrante refletiu sobre Diversidades culturais e Religiosas e as maneiras de vivenciar o evangelho nas comunidades. Destacou que “o querigma é o próprio Senhor Jesus Cristo. Desejamos que as pessoas conheçam Jesus, então é necessário que estejamos atentos. O testemunho de fé só acontece com quem tem uma experiência com Jesus”. Realizou a dinâmica de um minuto de silencio e pediu para  cada pessoa pensar em sua família no contexto atual de religião. Novamente pediu a participação dos catequistas para falarem sobre os diferentes tipos de religião em sua família e encerrou o tema lembrando que tanto as nossas quanto as famílias dos catequizandos têm diferentes experiências religiosas que devem ser consideradas nos encontros de catequese. O importante é acolher a todos com respeito e amor.

        Enfatizou as inúmeras dificuldades no processo de Iniciação à Vida Cristã acentuadas no contexto atual tão desafiador, especialmente considerando a relação dos jovens no mundo atual da Internet e das redes sociais, nas quais muitos se deixam serem guiados pelas massas.

       Padre Oriovaldo abordou os temas da Cultura Discriminatória e de Preconceitos recordando que é preciso voltar o coração ao mandamento do Senhor Jesus: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. O Senhor Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, esse fato deve aproximar as pessoas. Jesus está no meio do povo. […] Somos a Igreja do Cristo, ouvimos o seu Evangelho e a Oração e pedido de Nosso Papa Francisco “Uma Igreja em Saída”, que vai ao encontro dos pobres e dos pequeninos.

       Após o almoço foram realizadas doze oficinas catequéticas em salas da Escola Santo Antônio:  1-Catequese e família: juntos na iniciação à vida Cristã com o  Diácono Andritony Adriano Anchieta; 2-Deixar vir a mim os pequeninos (Mt19,14) com a Ir. Maria Aparecida; 3- Os Ritos Celebrativos na catequese com o Flávio; 4- A iniciação à Vida Cristã nas comunidades com a Maria Marleide; 5-Moral Cristã na Catequese como nascimento para vida Cristã com o Seminarista Luan Batista; 6-Catequese:o mergulho nos Mistérios de Cristo com o Diácono Gabriel Menezes; 7-Os Pilares da Evangelização e da catequese com a Maria Luciene; 8-A Catequese e o Ano Litúrgico com o Pe. Arthur Brito; 9-As Correntes contemporâneas da Catequese com o Frei Neuzimar Campos; 10-Catequese: cuidando dos cuidadores com a Psicóloga Elaine de Moraes; 11-Comunicação e o uso das tecnologias na Catequese com o Américo e 12- A alegria do Missionário e a compaixão como um Rosto da Catequese com a Ir. Ida. Às 15:30h todos retornaram ao CENCON e foram apresentadas considerações sobre cada oficina, por participantes das oficinas. Após a apresentação de todos os grupos, os assessores receberam presentes como gesto de carinho e gratidão.

       O evento foi encerrado com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Maurício Jardim que em sua homilia enfatizou a Solenidade de todos os Santos e também  das “pessoas que viveram uma vida em santidade e ainda não foram reconhecidas e beatificadas”. Lembrou do padre Miguel Ortiz que teve uma vida de santidade e fazia parte da nossa Diocese. Citou o Documento Gaudete Et Exsultate de Papa Francisco “sobre o chamado à santidade no mundo atual”. Dom Maurício lembrou que no mundo atual devemos ter cuidado com heresias que não são modelos para uma vida em santidade com Cristo e a comunidade cristã: o Gnosticismo: “fé sem corpo, fé nas nuvens, seria como ser santo, teria que sair desse mundo e viver isolado, esquecer da realidade do mundo atual” e o Pelagianismo: “acreditar que a própria força irá salvar o mundo”. “São duas heresias que não tem a Graça de Deus”. Destacou as calúnias que a Igreja sofre em agir pelos pobres. “Agir pelos pobres é evangelho, é espiritualidade católica, somos contra o aborto, lutamos pela defesa da vida dos pobres, defendemos a vida desde a concepção até a vida atual”. Citou o Papa Francisco que em seu discurso condena julgamentos baseados em calúnias e notícias falsas. “Quem faz discórdia pela internet está longe da santidade, a nossa resposta é sempre o amor e não a violência, Jesus é o Príncipe da Paz, bem-aventurados os que promovem a paz”.  Citou também a Carta de Papa Francisco “Mensagem da Paz”. Ressaltou que Dom Juventino Kestering, foi bispo referência nacional da CNBB e muito se empenhou pela catequese na Diocese. Agradeceu o trabalho desenvolvido por todos os catequistas e se colocou à disposição de todos os catequistas.

          Pe. José Eder Ribeiro Lima agradeceu a presença e colaboração de todas as equipes responsáveis pela organização do Congresso e enfatizou a importância de cada catequista no processo de evangelização. Foi um Congresso bem organizado e os/as catequistas presentes estavam animados e participaram com alegria.

 

“Ser catequista é uma missão Evangelizadora”

Dom Maurício da Silva Jardim

Texto e fotos

Eliene Paulina

Pascom Diocesana