Missa dos Finados

CEMITÉRIO VILA AURORA

No dia 02 de novembro de 2022 ás 16:00h no cemitério Vila Aura do Bairro Vila Aurora na Cidade de Rondonópolis – MT, foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mauricio Jardim da Silva a Santa Missa dos finados.

Estiveram presentes em torno de trezentas pessoas, visitando os túmulos de seus entes queridos.

A origem da celebração do Dia dos Fiéis Defuntos ou de Finados remonta aos tempos do Antigo Testamento, quando já os judeus rezavam pelos seus falecidos (conf. Tb 12,12; 2Mc 12,43-46). A Igreja celebra essa data com fé na escritura do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, “Ressurreição da Carne e Vida Eterna” crendo que um dia todos serão ressuscitados e viverão em comunhão na casa do Pai.

Dom Mauricio ressaltou o nome dos três saudosos bispos da Diocese de Rondonópolis: “Dom Osório Stoffel, Dom Wunibaldo Talleur e Dom Juventino Kestering”, pediu aos fieis que colocasse em oração os seus entes queridos na celebração.

Em sua homilia, ressaltou que todas as pessoas estão na terra provisoriamente, tudo que for construído será passageiro, os títulos e bens serão deixados, a casa permanente é no reino de Deus.

O sacerdote cita o versículo: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”. João 14,2-3.

Dom Maurício afirma que o melhor presente que se pode ter na vida é conhecer o amor do Senhor Jesus.

O sacerdote cita o versículo de São Mateus Evangelista C. 5. As Aventuranças.

“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus”.

Em suas palavras afirma que a pobreza de espirito é quando a pessoa não se apega em bens da terra, este se entregará no amor de Jesus.

Encerra a sua homilia com palavras de fé “a morte é apenas a nossa passagem para a casa do Nosso Pai”.

Foi uma celebração de Fé, Esperança e conforto para o coração dos fiéis.

Texto e Fotos

Eliene Paulina

Pascom Diocesana

Diocese de Rondonópolis – Guiratinga.