Jubileu de Ouro

CATEDRAL SANTA CRUZ

No dia 23 de setembro de 2022, aconteceu a primeira missa às 19:00hs na Comunidade Santa Luzia, bairro Jardim Pindorama, em comemoração ao jubileu de ouro da Catedral Diocesana Santa Cruz. A celebração contou com a participação do nosso pároco, Pe. José Éder do Pe Franz, e do diácono Gabriel assim como um ministro de cada comunidade, coroinhas e acólitos, participantes das oito comunidades que fazem parte da história da nossa Catedral neste jubileu. Foram convidadas várias pessoas representes dos seguimentos que marcaram o início dessa história, que começou com o o saudoso Bispo Dom Vunibaldo com a criação da comunidade Santa Luzia, primeira comunidade da região criada até mesmo antes da Paróquia. Nessa missão Dom Vunibaldo contou inicialmente com o auxílio dos irmãos Lassalistas, das irmãs catequistas franciscanas e dos Freis Franciscanos.

No Rito Inicial entrou o padroeiro(a) de cada comunidade enquanto isso de maneira alternada a Márcia e a Cristina comentava a data de criação de cada comunidade da mais antiga para a mais recente criada. Sendo na seguinte ordem: Comunidade Santa Luzia, Santíssima Trindade, Santos Reis, São Lucas, Divino Espírito Santo, São Mateus e Nossa Senhora Auxiliadora. São Mateus mesmo não pertencendo a Paróquia faz parte dessa linda história. Depois das comunidades entraram os representantes dos outros seguimentos tais como: Escola La salle, Cáritas Diocesana, Irmãs Catequistas Francisca e freis Franciscanos. A missa foi animada por uma equipe de cânticos entoadíssimos, no ofertório entraram as pastorais da Paróquia e no momento de Ação de graças, houve a exposição da carta de indulgência Plenária concedida pelo Papa Francisco, a pedido do nosso pároco e Administrador Diocesano José Éder neste ano jubilar que vai de 23 de setembro de 2022 a 23 de setembro de 2023 , Pe José Éder fez a leitura do documento onde cita os critérios necessários para receber as iindulgências plenárias na sequência foi feito um breve relato da História da Comunidade Santa Luzia. Sito, localizada na Av. Pindorama esquina com a Rua Santa Luzia, criada em 1965 e construída em regime de mutirão, tendo sua primeira celebrada em 19 de fevereiro 1967 por Dom Vunibaldo, primeira catequista irmã Anita, funcionou também uma sala de aula em seu prédio, uma extensão da Escola Sagrado Coração de Jesus, tendo como primeira professora, Eloina Barros e foi aluno o artista plástico Nilson Machado, a capela ainda serviu como local de reunião para os moradores nas reivindicações por melhoria para o bairro, teve também o funcionamento por mais de 30 anos da creche que atendia as crianças da região e teve anexado em seu prédio o posto de saúde que fazia os atendimentos de saúde aos moradores e prevenção. A Comunidade contou desde o início com leigos engajados e comprometidos com a ação evangelizadora nas diversas pastorais e movimentos. Uma Igreja em saída. Em 19 de fevereiro de 2017 celebrou o seu Jubileu de ouro. Encerrando esse relato houve a fala das irmãs catequistas franciscanas que contou um pouco da participação das mesmas na história da Paróquia. E também do Pe Franz que caminhou com Dom Vunibaldo, e que lembra como se fosse um filme da primeira igrejinha de palha para as orações, terços e novenas enquanto construída a capela na parte de cima do terreno, lembra-se muito bem das janelas arredondadas e a fixação do altar. Essa primeira celebração encerrou com uma confraternização, onde todos (as) saborearam um delicioso caldo de feijão e abóbora, com refrigerantes. O ambiente estava lindamente decorado com mural de fotos e histórico mais detalhado retratando a caminhada da comunidade com flores e o banner com o símbolo dos 50 anos da Paróquia Catedral Santa Cruz. E próximo do painel o nome das comunidades.

PASCOM DIOCESANA