34ª Assembleia Regional de Pastoral do Regional Oeste 2 CNBB

Nos dias 17 e 18 de Setembro de 2022, aconteceu a 34ª Assembleia Regional de Pastoral da Regional Oeste 2 da CNBB. O encontro aconteceu na Sede do Regional e contou com a presença dos Bispos e lideranças regionais das Pastorais, além de leigos convidados pelas Dioceses.
O Encontro partiu da saudação da Presidência da Regional Oeste 2 da CNBB e um momento de Memória do Planejamento Regional (Pilar da Caridade), a partir daí as 8 Dioceses apresentaram suas ações pastorais em referência ao Pilar da Caridade, momento muito rico com as ações e desafios de cada Diocese, principalmente nesse momento após o período mais crítico da Pandemia.
Esteve presente também o Assessor da CNBB Nacional, o padre Jean Poul, que fez suas considerações sobre as apresentações, conversou um pouco sobre o Pilar da Ação Missionária e nos deu indicações para vivências do Pilar da Ação Missonária.
Outros momentos foram de apresentações das atividades e desafios das Pastorais e Conselhos no âmbito Regional. Tivemos também ao final do primeiro dia uma celebração emocionante da equipe do 15º Intereclesial das CEBs.
O bispo da Arquidiocese de Cuiabá Dom Mario Antônio da Silva, trouxe as reflexões acerca do Documento de Santarém (elaborado durante o IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, realizado nos dias 6 – 9 de junho de 2022, no Seminário São Pio X, em Santarém, PA).
A Assembleia se encerrou com a organização do calendário de atividades até o final do ano da Regional Oeste 2 e colocando os desafios de implantação das Pastorais da Educação e da Ecologia Integral em todas as Dioceses e que o Documento de Santarém chegue a todos os fiéis através das Dioceses.

PASCOM DIOCESANA