Páscoa

PÁSCOA: TEMPO DE ALEGRIA E DE ESPERANÇA

O Papa Francisco nos lembra que “mesmo dos fragmentos em ruínas da nossa humanidade, Deus prepara uma nova história”. A Páscoa nos remete a esse amor misericordioso de Deus que, em sua infinita bondade, nos perdoa, nos acolhe e nos concede a oportunidade de “uma nova história”. Jesus doou a sua vida por nós, venceu a morte e ressuscitou para que pudéssemos ter a certeza de que também nós ressuscitaremos para uma vida eterna. Ao ressuscitar Lázaro Jesus diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que esteja morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá” (João 11,25-26). A Páscoa que celebramos é a renovação da fé e da esperança, pois apesar de todas as adversidades, Jesus ressuscitado caminha conosco, nos cuida como o Bom Pastor e se oferece como caminho, verdade e vida para toda a humanidade. Um amor misericordioso que  alivia as nossas dores, renova nossas forças e nos enche da alegria do Evangelho.  Estamos vivendo um momento desafiador da nossa história devido à pandemia, à guerra e a uma cultura de morte que tenta nos roubar algo muito precioso: a esperança de que o amor sempre vence o mal. É tempo de “esperançar”; de semear a paz na certeza de que as sementes germinarão; de construir projetos de amor na certeza de que teremos uma sociedade mais justa e mais fraterna. Com muita sabedoria o Papa Francisco convida a todas as pessoas para participarem do Sínodo “Por uma Igreja Sinodal” e a escutar o que o Espírito Santo nos diz hoje para que possamos “caminhar juntos”, com mais participação e comunhão na missão de evangelizar, de levar a Boa nova da salvação a todos os povos. A realização do Sínodo é também um sinal de esperança e de reflexão. Nesse tempo de páscoa, de renovação da nossa fé, todos somos convidados a participar por meio de um questionário que foi entregue nas paróquias e está disponível, de modo digital, na página da Diocese: https://forms.gle/Favx7SM9VcWW11XB8 . É só acessar esse link e responder às questões que desejar, não precisa responder a todas as questões. Caso não queira abrir a página, é só entrar na pesquisa do google e colar esse link que abrirá o questionário. Só lembrar de clicar no “enviar” ao final do questionário. Teremos até o dia 30 de abril para concluir essa fase da escuta. Não percamos a oportunidade de sermos protagonistas nesse processo. É um convite de Deus a cada um de nós. Que nessa páscoa possamos fortalecer nossa caminhada de fé, de alegria e de esperança confiando nas palavras de Jesus: “Esta é a vontade do meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna e Eu o ressuscitarei no último dia” (João 6,40). Uma abençoada Páscoa!!

Equipe Diocesana do Sínodo