5º Domingo da Quaresma

JESUS MISERICORDIOSO

Caríssimos irmãos e irmãs, estamos partindo para o fim da nossa caminhada quaresmal deste ano litúrgico. Chegamos no quinto domingo da quaresma, no próximo já celebraremos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. No domingo passado meditamos o Evangelho do Filho que arrependido volta aos braços do Pai misericordioso (Lc 15, 11-32).

Hoje comtemplamos mais uma vez, uma ação desconcertante de Jesus. Quando nosso Senhor desce do monte das oliveiras, local em que provavelmente estava rezando, se percebe envolvido em uma polemica. Aqueles que acusavam a mulher queriam para ela a punição “justa” que era prescrita na lei, mas acabaram se esquecendo que eles próprios não cumpriam com o que deveriam.

Jesus dá uma nova oportunidade, mostra na verdade para que veio. Diante do pecado e da pecadora usou de infinita misericórdia e assim encheu de esperança aquele coração humilhado. Pensemos em nós nesta liturgia, como estão nossas ações. Somos os acusadores que escondem os seus próprios pecados para julgar os outros? Ou somos a pecadora que se reconcilia com Deus e tem a oportunidade de uma nova vida?

Em nenhum momento Jesus se alia com o pecado do adultério, mas sabe que aquela mulher precisava do perdão para fazer uma nova caminhada. Espero que nesta quaresma todos nós tenhamos a experiência com a Misericórdia de Deus e assim comecemos uma nova vida. A primeira leitura diz: “Eis que eu farei novas todas as coisas”, sejamos o novo que Deus quer. Somente quem experimentou a misericórdia pode aplica-la. Que Deus nos abençoe neste tempo quaresmal e a Virgem Maria, Mãe de misericórdia nos auxilie até chegarmos ao céu.

Luan Batista Furtado Ferreira

Seminarista do 4° ano de Teologia