Assembleia da Pastoral Carcerária

“Eis que faço todas as coisas”

Nos dias 19 e 20 de março de 2022 as 13h00min na Sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Cuiabá-MT, deram inicio a Assembleia da Pastoral Carcerária, com o tema: “Eis que faço todas as coisas” (Ap 21,5).

Contou com a presença dos representantes de todas as dioceses do regional Oeste II que atuam no trabalho missionário junto às Unidades, Pastoral Carcerária Nacional, parceiros institucionais, servidores do sistema prisional, Secretário do Regional Oeste II Pe. Reinaldo Braga Júnior, Pe. Osvaldo da Diocese de Cáceres, as Irmãs Discípulas do Divino Bom Pastor, Psicóloga Professora Carla Queiroz, coordenadora de estágio da UNIC junto de seus alunos estagiários do curso de Psicologia, Policial Ivonete representando o batalhão de Policia Militar, Dr. Lúcio.

A Coordenadora Regional, Ana Claudia Pereira e Silva fez abertura de acolhimento, dando a introdução do serviço da Pastoral Carcerária nos presídios.

Pe. Reinaldo Braga Júnior realizou um breve relato sobre a importância da Pastoral Carcerária nos presídios, enfatizando a Compaixão e Misericórdia. Com ênfase na palavra de Cristo Jesus “Estive preso e foste me visitar” Mt, 25,31-4. O sacerdote ensinou que o Senhor Jesus Cristo com seu humilde e bondoso coração, pensou nos encarcerados. “Não se devem julgar o próximo, para que não sejas julgado, jamais seja juiz de alguém, sedes misericordiosos como o Pai do céu é misericordioso”.  “O cárcere é vulnerabilidade á vida”. Declarou que existem pessoas que ainda não conseguiu a graça de ver e compreender o sofrimento do outro com compaixão. “Ser misericordioso é um dever, mesmo que não haja com compaixão, mas que seja por dever, quando feito com compaixão é quando a dor do outro toca no coração de quem percebe a triste situação. A misericórdia vai além da existência, é quando o outro não merece, mas somos capazes de cuidá-lo. Ao agir com compaixão o ser pode continuar da mesma forma que sempre foi, quando se age com a misericórdia se torna melhor, está é a justiça de Deus, de ao outro o que ele precise e não o que ele merece. É necessário romper as cadeias do coração das pessoas, só o amor trará a paz”.

Recordou de um louvor de sua infância, “CRISTO ROMPE AS CADEIAS”.

O sacerdote fez o apelo “Que sejamos missionários na altura do evangelho o jeito que se parece estranho é o jeito de Jesus de Nazaré”.

Ana Claudia apresentou as dificuldades que a Pastoral Carcerária passou durante a Pandemia do Covid 19, devido muitos dos agentes de pastorais ser idosos e fazerem parte do grupo de risco, foram canceladas as visitas. Lembrou-se das percas de amigos e parceiros que foram vítimas do Covid 19; voluntários, coordenadores, sacerdotes, Dr. Ronei Duarte.

Apresentou O Grupo de Oração “Glorioso São José” composto por “Benedita, Fátima, Maria Cristiane, Maria Piedade, Ivonete” estas realizam um encontro online diariamente, com momento de reflexão e partilha do evangelho, rezando pelas pessoas que se encontram em estado de cárceres e demais intenções.

Apresentaram-se a equipe de pastoral das Dioceses do Regional Oeste II e receberam o Banner: Arquidiocese de Cuiabá, Diocese de São Luís de Cáceres, Diocese de Diamantino, Diocese de Barra do Garças, Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, Diocese de Sinop, Diocese de Primavera do Leste Paranatinga, Diocese de Juína.

Foram apresentadas, as parcerias realizadas da Pastoral Carcerária sendo; Rede de Atenção à Pessoa Egressa do Sistema Prisional – RAESP, Frente pelo Desencarceramento, Conselho Estadual de Direitos Humanos de Mato Grosso e Conselho da Comunidade de Execução Penal de Cuiabá e Várzea Grande.

A assessora Vera Dalzonto e Coordenadora Nacional Irmã Petra apresentaram os pilares da metodologia de Justiça Restaurativa e contaram de suas experiências vividas em atendimentos com as carcerárias “olhar, escutar, não fazer julgamento, se esvaziar de si e ouvir o outro”. Realizaram a dinâmica da escuta ativa.

Foram sugeridas pelos agentes, qualidades importantes para ser realizada uma escuta ativa:

  • Concentração
  • Sigilo
  • Disponibilidade
  • Atenção
  • Respeito
  • Paciência

Com a indagação… “Como vai a Pastoral Carcerária em minha Diocese?” formaram grupos dos agentes das pastorais para discutirem os seguintes temas:

  • Qualidades
  • Origem
  • Dificuldades
  • Sonhos

Um membro da cada grupo apresentou os temas discutidos.

Irmã Petra fez um belíssimo relato sobre á sua experiência na Pastoral Carcerária.

Como mostrar o amor de Deus para os carcerários sem usar de pregações, mostrar o amor com atitudes e não com as palavras “a senhora nunca me disse que Deus é amor, mas eu descobri o amor de Deus com a senhora”. (Relato de um carcerário).

O Encontro pode contar com a presença de Dr. Lucio qual apresentou o trabalho dos Direitos Humanos da Ouvidoria Geral da Policia e Secretária Pública e o papel fundamental de acolher a denuncia enviar para a corregedoria e canal do ministério público, combatendo torturas e outra negligencia.

No horário das 18h00min na capela do CENE, o Pe. Reinaldo celebrou a santa Missa, onde houve a Consagração Solene dos missionários e da missão da Pastoral Carcerária a São José, celebrando aniversário de um ano do Grupo “Glorioso São José”.

Após a santa Missa, retomando as atividades, Vera deu continuidade ao encontro. Apresentou o trabalho realizado com as carcerárias, este com o tema: “Perdão e Auto Perdão”. Partilhou de suas experiências de visitas á mulheres que recém saíram do presídio, acompanharam os seus encontros com familiares e as dificuldades de inserção na sociedade há nova realidade, após anos de cárceres.

O encerramento do encontro na noite do sábado se deu com a Leitura do Evangelho de São Lucas; 13,1-9, com partilha da palavra e a benção final.

Na manhã de domingo, iniciaram com a celebração da Santa Missa Celebrado por Pe. Osvaldo e concelebrada por Pe. Reinaldo em memória dos 13 colaboradores da Pastoral Carcerária em Mato Grosso, falecidos nos últimos dois anos, entre eles leigos/as e sacerdotes, Bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga Dom Juventino Kestering. A Sra. Lidiane França Ferraz, viúva do Dr. Ronei e os filhos estavam presentes, representando as famílias enlutadas.

Foi um evento frutífero, todos estavam contente com a formação, houve momento de partilhas, sorteios de lembrancinhas.

Houve um testemunho de uma Integrante F. Que passou pelo sistema carcerário e compartilhou da experiência de detenta “se não fosse pelo trabalho de vocês eu não estaria aqui, eu só tenho á agradecer”.

Foram comprados com forma de agradecimento e carinho, presentes para Equipe da Cozinha, que prepararam as alimentações durante os dias de encontro com amor e dedicação.

Em ritos finais do evento, todos se reuniram em forma de círculo, em momento de oração, pe. Reinado abençoou todos, com o sinal da Santa Cruz na testa simboliza o céu e a sabedoria” qual se recebe no batismo professando a fé Cristã como filhos e filhas de Deus.

 O encontro finalizou com almoço e bolo de aniversário, parabenizando a Irmã Petra. “Que Deus o abençoe e lhe conceda vida longa, com paz e saúde”.

 

ESTE FOI EVENTO PROMOVIDO PELA PASTORAL CARCERÁRIA

Uma Igreja em Saída. “Papa Francisco”.

 

Texto

Eliene Paulina

Pascom Diocesana – Diocese de Rondonópolis – Guiratinga.

Fotos

Ir. Ana Flávia – Comunicação do Regional Oeste II