Pastoral Diocesana de Catequese

Voltemos a colocar a Palavra de Deus no centro da pastoral e da vida da Igreja. Ouçamo-la, rezemo-la, ponhamo-la em prática   (Homilia do Papa Francisco em 23.01.22).

No dia 22 de janeiro de 2022, das 7h30 às 17h00, nas dependências do Centro de Pastoral da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (CEPA) aconteceu a Assembleia Diocesana da Pastoral da Catequese. Estiveram presentes os coordenadores paroquiais de catequese e também a representante da catequese com os povos Indígenas, num total de 30 participantes. Teve início com um momento orante, acolhida dos catequistas e apresentação do cronograma de organização dos trabalhos. Em seguida, o Administrador Diocesano, Pe. José Eder, acolheu os participantes e expressou a alegria de realizar a Assembleia como um momento de partilha da história, vitórias, desafios, encontros e desencontros na caminhada da catequese. Pe. José Eder, recordou o mandato de Jesus: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos” (Mt 28, 19), destacando que é importante compreendermos nossa missão, na vivência, pois somos batizados e enviados para fazer ecoar o Evangelho de Jesus Cristo nos corações.

Momento significativo foi a apresentação dos planejamentos catequéticos para o ano de 2022, preparados pelos catequistas das diversas paróquias da diocese. Percebe-se a compreensão de que um planejamento adequado é uma ferramenta valiosa à disposição do catequista para organizar e imprimir qualidade à sua ação catequética.

Continuando os trabalhos, Irma Fátima aprofundou o tema que norteou a assembleia: A missão deixada pelo Ressuscitado. O tema foi iluminado pelas palavras de Jesus: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações…Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 19-20).

Como está previsto nas Diretrizes Pastorais, houve a eleição para escolha da nova Equipe de Coordenação Diocesana da Catequese, que vai atuar no triênio 2022 à 2024, sendo eleitos: Maria da Penha de S. Nogueira, Grazieli H. de Souza, Ivonete Fiatekoski e Valdirene Jesus de Souza.

A equipe diocesana que coordenou os trabalhos da catequese até a data da realização desta assembleia, agradece a Deus pela oportunidade de ter realizado tão gratificante missão em unidade com a diocese. Agradece também pelos ensinamentos transmitidos por Dom Juventino, que já não está entre nós, porém seu legado de amor à catequese irá continuar através da missão de cada catequista da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

À nova equipe de coordenação, nossos sinceros votos de uma abençoada e frutuosa missão, sob o olhar maternal de Maria, modelo de catequista.

Permaneçamos sob a proteção amorosa do Sagrado Coração de Jesus.

EQUIPE DIOCESANA DE CATEQUESE