O Mistério do Natal e da Sagrada Família

SAGRADA FAMÍLIA

Mais uma vez é Natal.. Tempo de esperança, de renovação, de abrir o coração e as mãos às pessoas que caminham conosco, principalmente àqueles e aquelas que muitas vezes deixamos esquecidos/as. Falamos tanto sobre o amor, no entanto ainda não conseguimos compreender que somos todos irmãos, filhos do mesmo Pai, com igual importância e dignidade. Jesus quis nascer entre os mais pobres para nos mostrar que todos somos importantes no projeto de Deus. Maria, uma jovem simples de Nazaré foi escolhida para ser a mãe do Salvador. José, carpinteiro, um jovem como tantos outros foi eleito para cuidar do filho de Deus. O que esses jovens tinham de diferente para assumirem tão sublime missão? Certamente a grande diferença é que eles “escutaram” a voz de Deus e se dispuseram a colaborar no projeto de salvação. O “sim” desses jovens mudou o rumo da história e nos presenteou com Jesus menino e  com o mais belo exemplo do que é “ser família”. Como canta o padre Zezinho: “até mesmo o céu /desejou ser família / para que a família / desejasse ser céu”. A Sagrada Família de Nazaré é o exemplo que nós devemos imitar para que o mundo seja mais fraterno e mais justo. Maria enfrentou inúmeras dificuldades, mas permaneceu fiel até o fim, vivendo cotidianamente o  seu Magnificat: “A minha alma engrandece ao Senhor e meu espírito  exulta em Deus, meu Salvador”(Lucas 1,46-47). O mistério do convite de Deus a Maria se repete a cada um/a de nós. Somos chamados/as a fazer parte do Reino de Deus aqui e na vida eterna.

O tempo do Natal é por excelência o momento no qual somos convidados/as a refletir sobre a nossa essência divina.  Deus se faz humano para nos mostrar, na fragilidade do menino Jesus, a grandeza do seu Amor por nós. Despojado de todos os bens materiais, na humildade de uma manjedoura, Deus nos revela o quanto nos ama ao ponto de entregar o Seu filho para nos salvar. O Natal é um convite à alegria, a renovarmos nossos laços fraternos e a nos aproximar ainda mais da graça de Deus. É tempo de luz, da Luz que brilha nas trevas e que é o próprio Jesus. Que o brilho do Natal, do nascimento de Jesus, possa iluminar as nossas vidas e os nossos corações para que possamos reaprender a “caminhar juntos”, a escutar a voz de Deus que nos interpela a experimentarmos a alegria do Evangelho, a alegria da partilha e do amor. Apesar de tantos desafios e descrenças, o natal continua sendo a festa do nascimento de Jesus, tempo de renascimento, de esperança e de renovação dos nossos propósitos em direção a mais um ano que logo se iniciará. Que a Sagrada Família de Nazaré: Jesus, Maria e José,  modelo perfeito de comunhão nos ajude para que neste Natal possamos reacender a alegria e a paz em nossos corações e em nossas família. Feliz e abençoado Natal!!!

Comunidade Sagrada Família

Paróquia Bom Pastor