Família salesiana celebra os 50 anos de ordenação sacerdotal de Pe. Danilo Rinaldi

PARÓQUIA SALESIANA SÃO JOÃO BATISTA

No último dia 20 de novembro de 2021, o padre Danilo Rinaldi, Salesiano de Dom Bosco, completou 50 anos de ordenação sacerdotal. O Jubileu de Ouro foi comemorado com Missa de Ação de Graças às 19 horas no Oratório Filhos de Dom Bosco (Paróquia São João Batista), em Rondonópolis (MT).

Em sua ordenação, Padre Danilo assumiu o lema de João 10,10 “Eu vim para que tenham vida e vida com abundância”.
Padre Danilo nasceu em Samone, província de Trento, região da Valsugana (ITA), e hoje tem 79 anos de vida e 61 de Vida Religiosa. Chegou ao Brasil em 30 de outubro de 1964.
Ainda adolescente, aos 12 anos, foi estudar no colégio salesiano na província de Treviso. De lá seguiu para o noviciado, em Verona. A primeira profissão religiosa aconteceu em 16 de agosto de 1960. Após o estudo de Filosofia, fez o pedido para ser missionário, sendo designado para a Inspetoria Salesiana de Mato Grosso.
No Brasil, trabalhou em Cuiabá, Várzea Grande e Corumbá, onde começou a realizar obras sociais de fazer casas e distribuir camas e colchões para os mais pobres. Depois ainda trabalhou em Barra do Garças e Alto Araguaia.
Os últimos 23 anos de trabalho foram em Rondonópolis. Depois de construir casa para os mais pobres e algumas igrejas nos bairros mais pobres, em 31 de janeiro de 1999 inaugurou o Oratório Filhos de Dom Bosco, no Parque Universitário, que ele define como um “centro de formação, centro de comunhão e participação para transformação”. Lá, crianças e jovens são acolhidos com o objetivo de formar bons cristãos e honestos cidadãos.
Ao jornal “A Tribuna”, de Rondonópolis, P. Danilo declarou: “É a minha realização como sacerdote, como salesiano, como pessoa, como educador para transformar as pessoas para o melhor com a ajuda de Deus, Nossa Senhora e toda a comunidade. Deus me chamou e fui escolhido para a missão de educador.
Presidiu a celebração o pároco da paróquia Salesiana São João Batista, o padre Vanderson de Souza Gomes, sdb, concelebrando o padre Danilo Rinaldi, sdb, e o vigário paroquial padre Rafael Gustavo, sdb
, padre Juan Carlos, sdb, pároco da paroquia São José de Sangradouro (Missões indígenas – Xavantes), e o padre José Benito,sdb, diretor da presença Salesiana de Sangradouro.

PASCOM – PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA