33° Domingo do tempo comum

céu e terra passarão, mas as minhas palavras não passarão

Estamos nos aproximando do domingo da glorificação de Cristo como o Rei do universo (celebração no próximo domingo), e neste domingo antecedente, vemos Marcos narrar a promessa de Jesus a seus discípulos de que virá o dia marcado pelo Pai para que sejam justificados aqueles que venceram a grande tribulação. Serão congregados aqueles que foram eleitos. Na primeira leitura, do profeta Daniel (12, 1-3), o grande príncipe Miguel combaterá em favor daqueles que estão inscritos no livro, a inscrição no livro se dá para aqueles que foram sábios, seguiram o caminho da virtude e instruíram os homens a seguirem pelo mesmo caminho, estes brilharão como o firmamento. O evangelista ainda nos diz que este dia ninguém sabe quando será, porém esta geração não passará ate que tudo isso aconteça, a geração ao qual Marcos se refere não propriamente é uma geração que se findaria pela morte e nascimento de pessoas, como a geração das famílias, etc. A geração referida por ele é a geração do Povo de Deus, a geração daqueles que foram eleitos, esses não passarão, pois estão marcados pelo Pai, assim, céu e terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. Céu e terra passarão, mas meu povo, eleito e inscrito no livro, não passará!

Que possamos, cada um de nós, recordar em nosso coração essa sabedoria que nos faz ser eleitos por Deus para combater a grande tribulação, para que tenhamos a nosso favor toda fortaleza do príncipe Miguel, para alcançarmos vitória diante dos inimigos. A sabedoria “é um sopro do poder de Deus, uma emanação da pura gloria do Todo-poderoso” (Sb 7,25), assim, sermos sábios é caminhar sob a onipotência de Deus, seguindo seus mandamentos, congregando em comunidades. Que possamos ser discípulos do Senhor para ouvirmos essas palavras e sermos contemplados por tais promessas.

Padre Arthur Moreira Brito Pároco da Paróquia São José do Povo.