VXIII Domingo do Tempo Comum

O SACRAMENTO DO SANTO MATRIMÔNIO

Hoje 03 de outubro, mês das missões, XVII Domingo do tempo comum, a Igreja nos convida a refletirmos sobre o Santo Sacramento do Matrimônio, e olhando tanto a primeira leitura quanto o Santo Evangelho, nos chama a atenção a este Sacramento que nos dias atuais esta meio banalizado que é o Sacramento do Matrimônio.

Podemos resumir a liturgia deste Santo Domingo com uma frase da primeira leitura tirada do livro do Gênesis: “por isso homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher, e eles serão uma só carne”.

Meus queridos filhos e filhas o Santo Matrimônio, como vimos tanto na leitura de Genesis e no Evangelho de São Marcos, constitui em si mesmo, um Evangelho, uma Boa Nova para os dias atuais, dias estes onde uma boa parte de nossos e nossas irmãos e irmãs estão vivendo mais como pagãos do que como cristãos.

A união do homem e da mulher, ou seja, o “uma só carne” na caridade, no amor fecundo, incondicional e indissolúvel, é um grande sinal que fala de Deus com muita força, mediante a uma sociedade que esta descrente neste lindo Sacramento de amor. O Sacramento do Matrimônio é um Sacramento que esta ligado a fé, pois ele se fundamenta na união do amor fiel e indissolúvel, na graça que vem de Deus Uno e Trino, que em Cristo nos amou com um amor fiel até a Cruz. Sem Fé não existe matrimonio! Com esta afirmação podemos responder a esta pergunta? Porque muitos matrimônios acabam mal? Porque o casal esta vivendo uma crise de fé! A crise de fé esta ligada a crise no matrimônio. Para o Sacramento do Matrimônio se manter nesta época tão paganizada é necessário que o casal deste o   namoro, que é uma preparação para o casamento, possam viver a beleza do Evangelho e da comunhão em Cristo, a alegria da fé, da esperança e da caridade, e que assim possam redescobrirem o gosto pela Palavra de Deus e dos Sacramentos, principalmente o da Eucaristia. Neste dia quero convidar você que é casado, a se questionarem: como esta o seu casamento? O que você esta fazendo para mantê-lo vivo? Vocês como casais costumam rezarem e irem a Santa Missa juntos? Caso a resposta seja não, o que esta fazendo que ainda não tomou esta decisão de caminharem juntos nos caminhos de Deus. Você que está amazeado, ou namorando, o que estão fazendo que ainda não deu este lindo passo para sacramentalizar esta união de vocês?

Peço a Deus que abençoe cada casal neste dia e que Santa Terezinha do Menino Jesus possa fazer chover chuvas de Rosas sobre cada um.

Pe. Wender Souza dos Santos (Padre do interior) – Paróquia Santa Terezinha

instagram: @pe.wender