Papa confia a Maria viagem à Hungria e Eslováquia

Gabriella Ceraso – Vatican News

Ontem à noite, às 19h, o Papa foi à Basílica de Santa Maria Maior para rezar diante do ícone da Virgem Salus Populi Romani: um ato de entrega que precede sempre a partida do Papa para suas viagens ao exterior. Portanto, como informa a Sala de Imprensa do Vaticano, o momento de oração também estava em preparação para a peregrinação que começa amanhã, 12 de setembro, e termina na quarta-feira 15. 

Na capela Borghese, que abriga o ícone da Virgem com o Menino em seus braços – a Salvação do povo romano que se confiou a Ela em todos os momentos de dificuldade – Francisco colocou um buquê de flores sobre o altar e ficou em oração.

Assim Nossa Senhora guiará a 34ª viagem apostólica, “uma peregrinação no coração da Europa” entre a Hungria e a Eslováquia, mas sobretudo “uma viagem espiritual”, que começa com a adoração da Eucaristia e se concluirá com a oração a Nossa Senhora das Dores. Francisco chegará a Budapeste no domingo de manhã para a celebração do encerramento do Congresso Eucarístico Internacional e depois seguirá para a Eslováquia, para a capital Bratislava, e depois para Prešov, Košice e por fim Šaštin, onde celebrará a Missa de encerramento no Santuário Nacional Mariano, dedicado há 250 anos a Nossa Senhora a quem a tradição popular atribui o título de “Nossa Senhora das Sete Dores”. De lá, em 15 de setembro, o retorno a Roma, no início da tarde.

Para apoiar o Papa, a oração dos fiéis, solicitada por Francisco no Angelus do domingo passado (05/09), mas também a intercessão de “tantos confessores heroicos da Fé, que testemunharam o Evangelho naqueles lugares em meio à hostilidade e à perseguição”. Suas histórias de martírio, mas também um olhar sobre o futuro da evangelização e da missão, são as principais linhas desta peregrinação tão esperada.