24º Domingo do Tempo Comum

Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!

Neste Santo Domingo, o Santo Evangelho nos provoca em duas questões básica: 1. Quem é Jesus? 2. A nossa fé é traduzida em atitudes vivenciais? A primeira pergunta esta ligada ao Evangelho de hoje, onde Jesus fica diante de seus apóstolos depois de um dia de Missão em contato com as pessoas: “E vós quem dizeis que eu sou?”  A resposta de Pedro foi bem imediata: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!” Tanto Pedro quanto os demais apóstolos, não olhavam para Jesus somente como um  mestre; eles olham para Jesus como o Filho de Deus, o Salvador, o Messias, o enviado do Pai. Eles tem fé! Conseguem enxergar que Deus se faz presente e age em Jesus. Alguns minutos após esta resposta de Pedro, que também podemos chamar de profissão de fé, Jesus anuncia todo o seu sofrimento, toda a sua dor, toda a sua paixão… porém Pedro não aceita. Diante da não aceitação de Pedro, Jesus olha nos olhos dele e disse: “Vai para longe de mim, Satanás!” Nesta chamada de atenção, Jesus queria que Pedro compreendesse que não adiantaria somente saber e acreditar que Jesus era Deus, era necessário também colocar em pratica aquilo que seus lábios professava. É necessário seguir Jesus em seu caminho via Cruz. Jesus se encarnou no meio de nós e sofreu tudo o que sofreu para nos ensinar o caminho que nos conduz a verdadeira vida. Este caminho é o amor. Como diz Santa Terezinha: “Somente o amor é capaz de transformar uma vida”. O amor é a expressão mais concreta de uma fé verdadeira. Não tem como conhecer a Deus e não amar o próximo, caso o contrário, este amor é mentiroso. Por isso que São Tiago na 2ª Leitura vai nos dizer: “…Assim também a fé, se não se traduz em obras, por si só esta morta…”, ou seja, não adianta só crê é necessário também amar. Que Deus nos abençoe e Nossa Senhora passe a frente, para que possamos colocar o nosso acreditar em Deus, em atitudes vivencias em nosso dia-a-dia em nossa relações como os nossos irmãos e irmãs.

Meditação da Palavra de Deus com Pe. Wender Souza dos Santos da Paróquia Santa Terezinha de Tesouro MT.