Missa do Crisma

CATEDRAL SANTA CRUZ

No dia 31 de Março ás 09h00min horas da manhã na Catedral Santa Cruz, ocorreu à celebração da Santa Missa do Crisma “missa da Comunhão Diocesana” celebrada por Dom Derek John Christopher Byrne, Bispo da Diocese Paranatinga e Primavera do Leste e concelebrada pelos presbiteratos da Diocese de Rondonópolis – Guiratinga.

O Pároco José Éder Ribeiro Lima, recordou na intenção da Santa Missa o saudoso Bispo Dom Juventino Kestering, que fez a sua páscoa definitiva para junto de Deus, ressaltou que nesta Santa Missa os presbíteros renovam as promessas que foram consagradas no dia de suas ordenações.

Dom Derek fez um breve relato agradecendo o convite “imaginava que nesta data o Bispo Dom Juventino estivesse se recuperando em casa”, mas infelizmente foram surpreendidos com a triste noticia de falecimento. Dom Derek afirmou ter 12 anos de bispado qual sempre foi apoiado por Dom Juventino, demonstrou a sua gratidão pela amizade, assim rezou pela alma de Dom Juventino , pela Diocese e para que o Papa escolha um novo Bispo para dar continuidade ao legado.

Padre José Moreira Pároco da paróquia Bom Pastor proclamou o Evangelho de Senhor Jesus Cristo, segundo São Lucas.

Dom Derek deu inicio a homilia citando que Papa Francisco pediu ao povo que todos devem saber qual dia foram batizados, deve-se comemorar este dia como memória de aniversário de nascimento.  “eu fui batizado dia 25 de Janeiro, dia do grande Missionário São Paulo, neste dia renovo meu compromisso como discípulo missionário de Jesus Cristo”.

Em seguida afirmou que esta celebração tem duas consagrações: a renovação dos votos que todos os padres fizeram no dia de suas ordenações e a benção dos Santos Óleos, para serem usados nos sacramentos da Santa Igreja.

O primeiro sacramento onde o santo óleo é usado é no Batismo, depois na Confirmação do Batismo “Crisma” e nas Ordenações Sacerdotais.

Enfatiza a primeira Leitura que relata que Davi foi ungido para servir ao seu reino.

Davi serviu ao povo de Deus e como humano também falhou e depois pediu a Misericórdia do Pai, o Bispo afirma “nós também somos assim, a gente erra, mas Deus, sempre está pronto para nos dar o perdão, e este perdão, como cristão e cristão, temos que ensinar o povo como perdoar”.

O mesmo encerrou a sua homilia, dizendo que Dom Juventino voltou para Casa do Pai.

Em seguida, convidou os presbíteros a se levantarem para renovar as promessas que foram consagradas no dia de suas ordenações, assim também se fez a Santa Benção dos Óleos.

Deu-se a Consagração da Santa Hóstia, Jesus presente na Eucaristia, para os fiéis e presbíteros comungarem.

O pároco da catedral José Éder, agradeceu humildemente ao Bispo por ter aceitado o convite desta Santa Celebração,  aos padres presentes, leigos e leigas,  e telespectadores que acompanharam a Santa Missa por transmissão online.

Dom Derek concedeu a benção final, e com amor e fé encerraram a linda celebração.

PASCOM DIOCESANA – PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

DIOCESE DE RONDONÓPOLIS – GUIRATINGA