Semana Santa

TEMPO DE REFLEXÃO E DE ESPERANÇA

Neste domingo iniciaremos a Semana Santa, com o Domingo de Ramos, recordando a entrada de Jesus em Jerusalém e toda a trajetória de sofrimentos de Jesus por nós. Deus nos ama tanto que nos deu seu filho amado pela nossa salvação. Que mistério profundo! O Amor que se doa até as últimas consequências, para nos possibilitar uma nova vida. O tempo da quaresma e, de modo especial, a Semana Santa nos recorda a grandeza do amor de Jesus Cristo que dá a sua vida por nós: “Eu vim para que todos tenham vida”(Jo 10,10). A vida, esse dom precioso e que atualmente tem sido tão ameaçado. Estamos em um tempo de difícil travessia na história da humanidade: uma pandemia que se alastra ceifando vidas e deixando milhares e milhares de famílias entristecidas, abaladas, com perdas de parentes e amigos. O calvário que se instalou em 2019 se estende aos dias atuais… As filas nos hospitais denunciam a finitude da vida e a impotência diante de um inimigo invisível que tem provocado profundas mudanças em nosso cotidiano. O elevado número de mortes e de internações nos assustam e nos remetem a valorizar mais a vida e as pessoas que nos cercam. De repente pessoas tão queridas são acometidas com essa pandemia, como os nossos queridos Dom Juventino e o padre Bill, além de tantas outras pessoas por nós amadas. É tempo de refletir e de renovar a esperança. A Semana Santa nos convida a olharmos para nós mesmos, para a nossa pequenez  e a levantar o nosso olhar para as “coisas do Alto”.  O calvário percorrido por Jesus é hoje palmilhado por tantas pessoas que sofrem pela pandemia, mas também pela pobreza, pela falta de emprego, pela carência de afeto, pela solidão, pela indiferença, pela falta de dignidade, pela violência, pelo abandono, enfim, por tantos fatores que causam tristeza e dor. Contudo, para além da sexta feira da paixão e da crucificação temos a alegria e o esplendor da Páscoa e Ressurreição de Jesus. A morte não tem a última palavra para aqueles e aquelas que acreditam em Jesus e trilham em seus caminhos. Por mais desafiador que seja o momento atual, temos a esperança da ressurreição e a alegria da vida eterna. Com Jesus nós também venceremos todo o mal e todo sofrimento, pois Jesus mesmo nos assegura: “Estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mat 28,20). Como lembrava o Papa Francisco, estamos todos no mesmo barco, mas se Jesus estiver na direção, conseguiremos superar os obstáculos e atravessaremos essa tempestade impetuosa. Confiemos na graça e no amor de Jesus para que essa semana santa faça diferença em nossas vidas. As celebrações online, o jejum, a caridade  e a oração certamente nos ajudarão a estarmos mais próximos de Deus, de nós mesmos e  dos nossos irmãos de caminhada. Sigamos confiantes, pois “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14). Que possamos construir pontes, animar os irmãos e as irmãs de caminhada, renovar o nosso ardor missionário e vivenciarmos com muita alegria, a Páscoa de Jesus em nossas vidas, em nossas famílias e em nossas comunidades.

Laci Maria Araújo Alves

Paróquia Bom Pastor