Paróquia Bom Pastor

ASSEMBLEIA PAROQUIAL – 2020/ 2021

Aos vinte dias do mês de fevereiro de 2021 foi realizada a Assembleia Paroquial de Pastoral, de acordo com os protocolos oficiais, com apenas um representante por comunidade, pastoral, movimento e serviço. Foi feita a avaliação das atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2020 e foram ressaltadas as dificuldades impostas pela pandemia, mas também as alegrias vivenciadas, apesar do distanciamento social. Em seguida foi feito o repasse da Assembleia Diocesana de Pastoral, com ênfase nas três prioridades indicadas: melhorar a acolhida (leigos/as, lideranças e padres) e o cuidado com os cuidadores; continuar investindo nas transmissões virtuais e fortalecer a pastoral social e as visitas aos mais necessitados também pela pandemia- Igreja em saída, em acolhida e em missão. Para otimizar os trabalhos, foi sugerida a escolha de uma dessas prioridades para a reflexão nos grupos e indicação de propostas a serem realizadas no ano de 2021 na paróquia Bom Pastor. Por decisão da maioria dos presentes, foi escolhida a terceira prioridade:  fortalecer a pastoral social e as visitas aos mais necessitados também pela pandemia- Igreja em saída, em acolhida e em missão.

A seguir foram organizados seis grupos para elaboração de propostas e após a apresentação de cada grupo foi feita a síntese e colocado em apreciação para a assembleia. Foram aprovadas as seguintes propostas com a indicação de estratégias para colocá-las em prática:

1. Ampliar a ação da Pastoral Social envolvendo as demais pastorais, movimentos, comunidades e serviços. Como?

.Organizar painel na paróquia para divulgar as necessidades e motivar a arrecadação estabelecendo metas a serem atingidas e os resultados alcançados.

.Divulgar as necessidades de alimentos, roupas, encaminhamentos de trabalho ou de questões de saúde nas missas, nas celebrações, nos encontros, nas reuniões, nos CPPs e CPCs, nas redes sociais  para motivar a participação de todos/as.

.Criar núcleos da Pastoral Social nas comunidades e oferecer formações e acompanhamento pela  Coordenação paroquial.

.Incentivar os grupos, as pastorais, os movimentos e os serviços para atuarem em conjunto com os membros da Pastoral social paroquial- com ampanhas de arrecadação contínuas.

.Fazer levantamento das famílias necessitadas. Pedir também nas missas para que os/as fiéis apontem famílias necessitadas, também em decorrência da pandemia- deixar os nomes na secretaria da paróquia.

.Investir nas visitas porta a porta (com todos os cuidados indicados)e também por meio de ligações, mensagens, cartas, doações.

.Retomar o “Domingo da partilha”.

.Pastorear/conhecer o que as famílias atendidas pela Pastoral Social têm a contribuir com a comunidade, nos diversos ministérios.

1. Como desdobramento do cuidado com as pessoas necessitadas- Cuidar das lideranças, fortalecendo os cuidadores. Como?

.Oferecer formações sobre os documentos da Igreja e sobre “Jesus Cristo como centro da nossa fé”.

.Encontros de espiritualidade com as lideranças para fortalecer a unidade. Se não puder ser presencial, organizar lives e encontros virtuais.

Também foi apresentada a prestação de contas pelo representante do Conselho Econômico e as orientações protocolares enviadas por Dom Juventino enquanto durar a pandemia. Apesar dos protocolos cumpridos a Assembleia foi um momento precioso de partilhas, de alegria, de fortalecimento da fé e de esperança, na certeza de que o Espírito Santo nos conduz e nos fortalece a cada dia. Louvado seja Deus!!!

Laci

.