Coordenação Diocesana de Catequese

ALEGRIA DE VER O ROSTO COM ESPERANÇA

Na tarde do dia 20 de fevereiro de 2021, com a modalidade online, a coordenação diocesana de catequese da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga se reuniu com as coordenações paroquiais de catequese das vinte e duas paróquias.

O evento teve início com a apresentação dos representantes de cada paróquia, seguido de um momento orante, à luz de Lucas 8, 1ss, “a travessia do lago e a tempestade acalmada”. O Mestre Jesus alarga seu campo de ação, forma um grupo de colaboradores, mas é preciso ir às águas mais profundas e ir ao outro lado do lago. Esse momento foi conduzido por Isaura e Maria Aparecida Silva. Após a oração cada participante teve oportunidade para partilhar a sua experiência de espiritualidade neste tempo de pandemia.

Em seguida, Maria Marleide Narciso, coordenadora diocesana de catequese encaminhou os trabalhos. Dom Juventino Kestering, bispo diocesano, aprofundou o tema “Espiritualidade em tempos de pandemia e isolamento social”. Retomou o texto de Lc 5,1s afirmando que “o barco estava parado na praia e que não podia ficar parado, mas que era preciso atravessar o mar, ir ao outro lado, mesmo em tempos de tempestades. Reforçou cinco frases: À beira do lago o povo se apertava ao redor de Jesus para ouvi-lo; o barco não pode ficar parado; tempo de lavar as redes porque a pesca vai chegar e mesmo à distância da praia, Jesus ensinava. Aprofundou também o capítulo III do Diretório Geral de Catequese que aborda a pessoa do catequista no contexto da Igreja e concluiu aprofundando que neste tempo é preciso resignificar a vida. Citou os verbos: reler a realidade, rever nossos métodos, redescobrir novos caminhos, a pandemia torna mais evidente a nossa fragilidade, manter a comunhão com a Igreja, aprofundar a fé e o espirito missionário, valorizar a espiritualidade da Campanha da Fraternidade.

Em ato continuo Narlene aprofundou de forma visual, indicativos para uma catequese neste tempo em que vivemos. Após a apresentação foram feitos diversos encaminhamentos envolvendo a catequese neste primeiro semestre. A catequese de forma presencial ainda não é hora de iniciar, nem o curso teológico catequético, mas que cada paróquia, cada catequista deve descobrir meios criativos para fazer chegar a catequese às crianças, famílias e jovens.

O encontro foi avaliado como positivo, animador. Sugeriu-se que se tenha novas iniciativas também por Forania. A catequese é a alma da Igreja que transmite a fé, mas também faz mergulhar no âmago do mistério de Deus, de Jesus Cristo, da Igreja e da vida. O encontro contou com a colaboração da equipe diocesana de catequese.

Pastoral da Comunicação – Pascom