Quarta – Feira de Cinzas e a Campanha da Fraternidade

PREPAREMOS OS NOSSOS CORAÇÕES PARA O SENHOR JESUS

Neste dia 17 de fevereiro de 2021, com a celebração de 4ª feira de cinzas, tem início um novo tempo na Igreja: A quaresma.

Hoje é um dia de Jejum e abstinência de carne. Cada um/a é chamado a iniciar a quaresma com um gesto concreto de conversão e de mudanças de vida. As cinzas colocadas sobre a cabeça são um sinal de que estamos dispostos a caminhar com Jesus e com os irmãos rumo a conversão.

O tempo da quaresma vai da quarta-feira de cinzas até a missa da Ceia do Senhor na 5ª feira Santa. É o tempo para preparar a celebração da Páscoa. “Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se melhor a dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou preparação do Batismo e pela penitência, fazendo os fiéis ouvirem com mais frequência a Palavra de Deus e entregarem-se à oração, os dispõe à celebração do mistério pascal” (SC, n. 109).

Em todo Brasil, hoje se inicia a Campanha da Fraternidade. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil promove durante a quaresma a Campanha da Fraternidade, cuja finalidade principal é vivenciar e assumir a dimensão comunitária e social da Quaresma. A Campanha da Fraternidade ilumina de modo particular os gestos fundamentais desse tempo litúrgico: a oração, o jejum e a esmola. Neste ano, o tema da Campanha ecumênica é “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade (Ef 2,14).  Com a Campanha da Fraternidade ecumênica a Igreja deseja mobilizar a todos sobre a importância do diálogo, da tolerância, da acolhida, do respeito mesmo diante de posições diferentes, A CF 2021, além de incentivar o diálogo entre povos, culturas, religiões quer contribuir para superar a violência, as agressões e apontar iniciativas que existem para superá-la, bem como despertar novas propostas com esse objetivo.

“A Campanha da Fraternidade celebrada na quaresma, intensifica o convite à conversão. Ela contribui decisivamente para que este processo ocorra e alargue o horizonte da vivencia da fé, na medida em que traz, para a reflexão eclesial, tema de cunho social para suscitar ações transformadoras, segundo o Evangelho” (Texto base pág. II). A Campanha da Fraternidade tem como objetivo: “Refletir sobre a realidade da segurança no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas”.

Que nesta 4ª feira de cinzas possamos assumir juntos a divulgação da Campanha da Fraternidade e que a quaresma seja um tempo de fraternidade, de conversão e acima de tudo de voltar o olhar para Jesus Cristo, pois Ele é para nós o caminho, a verdade e a vida.

Dom Juventino Kestering