Missa de Posse de Frei Roberto Miguel

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Na noite do dia 10 de fevereiro de 2021, FREI ROBERTO MIGUEL DO NASCIMENTO, OFM, assumiu como pároco na paróquia Sagrado Coração de Jesus em Rondonópolis.

Acolhendo o pedido de Frei Rogério Viterbo de Sousa, ofm, da Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora, com sede em Campo Grande/MS e cumprindo a missão da Igreja nesta Diocese e atendendo às necessidades pastorais da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, município de Rondonópolis/MT, nesta Diocese, Frei Roberto Miguel do Nascimento, ofm, assumiu como pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

No decreto de posse o bispo dom Juventino admoestou: “É dever do pároco, junto com as lideranças e as comunidades, formar o Povo de Deus, ajudar a crescer na fé e na vida eclesial, celebrar a Eucaristia e os sacramentos, valorizar as famílias, promover as vocações sacerdotais e religiosas, atender as comunidades, acolher os pobres e necessitados, promover a justiça e a solidariedade, oferecer tempo para o sacramento da confissão e atendimento do povo, valorizar os ministérios confiados aos leigos, incentivar a catequese, exercer o ministério em comunhão com as pastorais, movimentos e associações religiosas, a exemplo de Jesus o Bom Pastor. O Espírito do Senhor o ajude a cumprir generosamente esta missão”.

Frei Roberto prometeu: “No exercício da missão, que me foi confiada em nome da Igreja, conservarei intacto, transmitirei e explicarei fielmente o depósito da fé, evitando todas as doutrinas que lhe são contrárias. Seguirei, com obediência cristã, o que os sagrados Pastores declaram como doutores e mestres autênticos da fé ou estabelecem como chefes da Igreja, e prestarei fiel ajuda ao Bispo diocesano, para que a ação apostólica, a exercer em nome e por mandato da Igreja, se realize em comunhão com a mesma Igreja”.

O frei foi com carinho acolhido pela comunidade. Foi saudado pelo custódio Frei Rogério e em nome dos presbíteros diocesanos foi cumprimentado e saudado pelo padre José Éder R. Lima, pároco da catedral e coordenador diocesano de Pastoral. No final frei Roberto fez um agradecimento solicitou a ajuda de toda comunidade para essa missão.

Desde 1939 os Frades marcam presença nesta região a partir de Chapada dos Guimarães, porem a  Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi criada no dia 16 de julho de 1959, pelo decreto nº 02, do Bispo prelado Dom Vunibaldo G. Tauller. Foi a primeira paróquia do sul do Estado de Mato Grosso e desde a sua fundação está sob responsabilidade da Ordem dos Frades Menores.

Pastoral da Comunicação – Pascom