7ª Assembleia Diocesana de Pastoral

ONLINE

A Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, após a remembramento das dioceses de Rondonópolis e Guiratinga em 2014, realizou, nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2021, a 7ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Apesar de ser uma assembleia reduzida e online teve como objetivo avaliar o 16ª Plano Diocesano de Pastoral e à luz dos documentos do Papa Francisco, das Diretrizes Pastorais da CNBB e orientações do Regional Oeste2, avaliar a caminhada pastoral, situar o momento atual, planejar as ações para os próximos anos com a aprovação do novo Plano Diocesano de Pastoral. A assembleia se realizou num contexto eclesial, uma vez que a diocese de Rondonópolis-Guiratinga vai sediar no ano de 2023 o 15º Intereclesial das comunidades.

Estavam convidados todos os padres, religiosos e religiosas, coordenações das pastorais, movimentos e serviços, diretores/as das escolas de orientação católica, seminaristas num total de 110 participantes. O bispo diocesano dom Juventino Kestering presidiu a assembleia, juntamente com Padre José Éder R. Lima, coordenador diocesano de pastoral, coadjuvado por uma equipe de leigos e leigas chamada de ampliada da coordenação.

Foi desenvolvida a seguinte pauta: Às 19:00 do dia 5 de fevereiro, 6ª feira: Abertura da Assembleia, acolhida por paróquia, oração inicial, com rito de celebração da Palavra e mensagem do bispo. Em seguida início da apresentação da síntese dos trabalhos fruto de uma pesquisa realizada entre padres, religiosos e religiosas, coordenações, CPP e Povo de Deus, num total de 1.600 respostas. Tudo isso foi anteriormente realizados em vista da elaboração do plano diocesano de pastoral. Já no dia 6 de fevereiro, sábado as atividades tiveram início às 07:00hr com a oração inicial, seguido da continuidade da apresentação da síntese do questionário em vista do plano de pastoral. Tempo para contribuição dos participantes – via inscrição pelo chat da sala virtual. Após as intervenções, Padre Gunther e dom Juventino fizeram uma síntese das colocações. Das 11:15horas ao meio dia realizou-se a comunicação sobre a construção do 15º intereclesial com Rinaldo Meira, coordenador regional das CEBs. Enfocou que a diocese , mais do que preparar um evento quer fortalecer a vida das comunidades como lugar de encontro, da palavra de Deus, da caridade, da proximidade, de oração, de solidariedade.

Já no período da tarde reservou-se um tempo para estudo-reflexão sobre a “Fratelli Tutti” do Papa Francisco, com Pe. Reinaldo Braga Junior, subsecretário Regional de Pastoral. Citou “O mundo avançava implacavelmente para uma economia que, utilizando os progressos tecnológicos, procurava reduzir os «custos humanos»; e alguns pretendiam fazer-nos crer que era suficiente a liberdade de mercado para garantir tudo. Mas, o golpe duro e inesperado desta pandemia fora de controle obrigou, por força, a pensar nos seres humanos, em todos, mais do que nos benefícios de alguns. Hoje podemos reconhecer que «alimentamo-nos com sonhos de esplendor e grandeza, e acabamos por comer distração, fechamento e solidão; empanturramo-nos de conexões, e perdemos o gosto da fraternidade. Buscamos o resultado rápido e seguro, e encontramo-nos oprimidos pela impaciência e a ansiedade. Prisioneiros da virtualidade, perdemos o gosto e o sabor da realidade». A tribulação, a incerteza, o medo e a consciência dos próprios limites, que a pandemia despertou, fazem ressoar o apelo a repensar os nossos estilos de vida, as nossas relações, a organização das nossas sociedades e sobretudo o sentido da nossa existência” (FT 33). Em seguida contribuição dos participantes e conclusão do assessor em torno da apresentação. Seguiu a apresentação de síntese formulada a partir dos trabalhos de sexta-feira à noite e sábado pela manhã a cargo da coordenação da assembleia diocesana em especial Sra. Dra. Laci Alves e Pe. Erivelton Postil. Seguiu-se tempo de informes Palavras de encerramento do bispo, oração e bênção. Para o ano de 2021 apontou-se como horizonte: Melhorar a acolhida; Fortalecer a Pastoral Social; Continuar investindo na evangelização através das redes sociais; Atenção aos jovens e a dimensão da missionariedade – caminhar para frente. Insistiu-se em “Pensar um Plano Diocesano para todos e para todas, alicerçado na Palavra de Deus na vida e na missão; que nos ajude a ir às periferias existenciais e sociais; a ter mais sensibilidade com os pobres. Um plano como ponto de
unidade”.

Conforme as Diretrizes Pastorais da diocese, nº 65 “A Assembleia Diocesana de Pastoral é o organismo máximo de comunhão e participação. É o espaço para avaliar, planejar, propor e tomar decisões pastorais. Nela também é elaborado e aprovado o Plano Diocesano, que dá rumo a toda a Pastoral da Diocese. A assembleia diocesana tem supremacia sobre as paroquiais, comunitárias bem como sobre as assembleias de pastorais e de movimentos. Ela é convocada e presidida pelo bispo e realizada cada ano. Rege-se por um regimento próprio”.

Pastoral da Comunicação – Pascom