Reunião com os Padres da Forania Rondonópolis

Na manhã do dia 03 de fevereiro de 2021, nas dependências do Centro de Pastoral da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, os padres das dez paróquias da forania, cidade Rondonópolis se reuniram. Constou da agenda: Acolhida do Bispo Dom Juventino e momento orante à luz do Evangelho de Mc 6, 1-6. Após, Pe. Erivelton Postil, vigário forneio assumiu a liderança e encaminhou a seguinte agenda: Vídeo Conferencia com Padre Jair Fante, tendo como tema a tese de doutorado que está elaborando sobre a “Visão de pessoa na celebração”. Baseou sua fala em fundamentos advindos da psicanalise de Freud, dos estudos de Adler sobre a vontade e o poder e sustentou sua tese em Victor Frank sobre a vontade de sentido para a vida. Reforçou que na celebração está presente a visão biológica, psicológica e espiritual de pessoa que precisam esta interligadas, pois o ato celebrativo fica guardado para sempre na memória da pessoa. Concluiu que a liturgia retoma o ato da criação, os atos existenciais e as atitudes e que sempre procuram a conversão.

Após intervenções e perguntas Pe Erivelton encaminhou o cronograma dos mutirões de confissão para a Semana Santa. Serão em oito noites com mutirões de confissão nas dez paróquias da cidade. Dom Juventino versou sobre a importância da Campanha da Fraternidade Ecumênica a se desenvolver neste ano. A abertura será na catedral na missa das 19:00 horas, na 4ª feira de cinzas e no dia 18 de fevereiro, 5ª feira dom Juventino e equipe farão uma live sobre o sentido da Campanha da Fraternidade. Comunicou ainda a mudança de data da Romaria dos Mártires para o segundo semestre, bem como o inicio do Curso de Teologia para Leigos/as, Curso para Ministros, e Teológico Catequético a partir do mês de julho do corrente ano. A missa do crisma será presencial, mas com número mais reduzido de participantes. Comunicou ainda que a catequese de iniciação à vida cristã pode ser online, ou através de cartas, mas que o momento ainda não é de grupos presenciais. Comunicou ainda a posse com pároco de Frei Roberto, franciscano, no dia 10 de fevereiro às 19 horas na Matriz Sagrado Coração de Jesus e a posse de padre Vanderson, salesiano, na paróquia São João Batista no dia 14 de fevereiro às 19 horas. Lembrou que um padre está fazendo uma pesquisa sobre a síndrome de burnout e solicitou a contribuição na pesquisa. Padre José Éder lembrou que no dia 5 de fevereiro inicia a assembleia diocesana de Pastoral em forma online e solicitou a todos o empenho neste ano pastoral. Com a oração final deu-se por encerrada a reunião.

Pastoral da Comunicação – Pascom