Mestre Onde Moras?

PALAVRA DE DEUS

Estamos no 2º domingo do tempo comum. Já terminamos o tempo de natal. Agora volta novamente a cor litúrgica verde. Tempo de esperança, de vida, de renovação.

A Palavra de Deus, neste domingo inicia com um o chamado de Samuel (ISm 3,10-19).  O episódio relata a vocação do jovem Samuel, que ainda não conhecia o Senhor. Várias vezes foi despertado e chamado por Deus, mas somente na quarta vez dá sua resposta. A exemplo de Samuel, nem sempre nos deixamos cativar por Jesus de imediato, mas ele está continuamente disposto a renovar o chamado a cada momento. Dai a importância de estar atento aos sinais de Deus.

O evangelho (Jo 1,35-42) relata que “João estava de novo com dois de seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “O que estais procurando?”. Eles disseram: “Rabi (que quer dizer mestre), onde moras?”. Jesus respondeu: ”Vinde ver”. Foram, pois, ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias” (que quer dizer Cristo). Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer pedra).

Há uma dinâmica de vida. Uma procura, um chamado. Uma necessidade de ver “onde mora”, a partilha da experiência de vida, permanecer com Jesus, encontrar. Tudo isso se expressa num rito “trocar o nome”, isto é iniciar um novo caminho, uma nova vida firme como uma pedra fundamentada na terra para sustentar o pesa da construção. João Batista anuncia a chegada do Messias, o Cordeiro de Deus. Diante desse anúncio, alguns dos discípulos de João passam a seguir Jesus. O testemunho e o convite desses seguidores atraem outros dispostos a abandonar tudo para seguir o Mestre. O testemunho do cristão é fundamental para que outros se disponham a trilhar o mesmo caminho. É necessário ir onde mora o Mestre, ver, permanecer em sua companhia e sair em missão com ele. A adesão a Jesus supõe conhecê-lo melhor. Daí a necessidade de estar em sua presença. Os discípulos que encontraram a Jesus “não se contentaram em ficar com Ele sozinhos, André corre para comunicar a descoberta a Simão seu Irmão, Filipe encontra Natanael e lhe diz: Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e que os profetas anunciaram. João correu também para anunciar o Messias a seu irmão Tiago. Eles fizeram a experiência e a descoberta, do encontro com Nosso Senhor, por isso partilharam e multiplicaram discípulos. Nosso Senhor passou pela praia, nos dias seguintes e disse aos pescadores: “Sigam-me e farei de vocês pescadores de homens, eles deixaram imediatamente as redes e seguiram Jesus” Deixaram tudo e seguiram Jesus por toda a vida participando da vida de Cristo”.

Rezar com a Igreja: Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo.

Que o Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese, derrame abundantes bênçãos sobre cada um de nós. Confortai com vossa bondade os que trabalham em favor da vida ajudando os sofredores e abandonados a reencontrarem a dignidade e o gosto de viver. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança aos desanimados.

Dom Juventino Kestering

Bispo de Rondonópolis-Guiratinga