Deitado Numa Manjedoura

NASCEU O SALVADOR

Deus nasce no meio de nós. A humanidade se inclina diante deste acontecimento que marca a história. Esse dia move os corações, aproxima as pessoas, desperta no coração o desejo de paz, de esperança, de vida, de dias mais tranquilos, de uma luz que brilha no horizonte da vida.

O Evangelho de Lucas (Lc 2.1-14) é preciso nos relatos sobre os acontecimentos da noite de natal. “E Maria deu à luz o seu Filho primogênito, pois não havia lugar para eles na hospedaria”. Deus se encarna no meio de nós de maneira simples e humilde. Tão pequeno que coube numa manjedoura e no colo de mãe. Natal é a certeza da manifestação do amor de Deus que se torna presente no meio de nós. Que Jesus tenha lugar na hospedaria de nosso coração, de nossa vida, de nossos projetos. Possa nascer e renascer dentro de nós e ser luz que ilumina os caminhos da família e da sociedade.

Os humildes pastores foram os primeiros que acolheram e visitaram o menino de Deus. “A glória do Senhor os envolveu em luz e eles ficaram com muito medo, Mas o anjo disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria que será para todo povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador que é o Cristo Senhor”. Este será o sinal: “Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”. O pastores, uma luz, uma mensagem. Ficaram com medo, porém o anjo lhes diz: “Não tenhais medo”. Eles tinham dificuldades de acreditar que uma luz, uma boa notícia estava sendo anunciada. Viviam em situação de medo, de escravidão e de opressão. Esta é a experiência ainda presente na humanidade. Há tantas coisas que inspiram medo e insegurança. Atravessamos um ano de pandemia, de insegurança, de medo, de desemprego, de cuidados e de perdas, mas não perdemos a fé e a esperança.

Deus em quem cremos nos diz: “Não tenhais medo, pois nasceu para nós um Menino, foi nos dado um Filho; ele traz aos ombros a realeza; o nome que lhe foi dado “Conselheiro admirável, Deus forte, pai dos tempos futuros, príncipe da paz” (Is 9,5). O nascimento de Jesus é sinal de mudança, de vida e de caminho novos. “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandece” (Is 9,1), pois o “jugo que oprimia o povo, a carga sobre os ombros” (Is, 9,3) já não pode mais existir. Deus está morando no meio de nós. Ele é a luz, a vida, a esperança e a salvação.

São Paulo ao refletir sobre o amor de Deus que se manifesta através do nascimento de Jesus (Tit 2,11-14) indica o caminho a seguir. “A graça de Deus se manifestou … ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade“. Diante deste mistério a comunidade cristã eleva a prece: “Ó Deus, que fizestes resplandecer nesta noite santa com a claridade da verdadeira luz, concedei que vislumbrando na terra o mistério, posamos gozar no céu a sua plenitude“.

Almejo à comunidade cristã, de modo especial aos presbíteros, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas inseridos nas comunidades como lideranças cristãs e como evangelizadores, bem como às autoridades constituídos e a todos os homens e mulheres de boa vontade que constroem a humanidade mais solidária, que sintam a alegria que vem do Natal. Alegria que brota do coração de quem acredita no mistério da encarnação, na certeza de que Deus está presente e que nos conclama para a vida, a missão e a evangelização. Somos atraídos por uma luz e esta luz é Jesus. Que todos tenham um Natal abençoado com muita vida, luz e esperança.

Que o Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese, derrame abundantes bênçãos sobre cada um de nós. Confortai com vossa bondade os que trabalham em favor da vida ajudando os sofredores e abandonados a reencontrarem a dignidade e o gosto de viver. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança aos desanimados.

Dom Juventino Kestering

Bispo de Rondonópolis-Guiratinga