As Comunidades Caminhando

Na manhã do dia 12 de dezembro de 2020, das 8:00 às 11:15horas, o Secretariado Diocesano do 15º Intereclesial e a Coordenação Nacional das Comunidades Eclesiais de base se reuniram em forma remota para encontro de estudo, planejamento e projeção da caminhada da vida das comunidades. Contou com a presença de Eliane Morais Ferreira, Adilson José Francisco, Maria Aparecida Silva, Pe. José Éder Ribeiro Lima, Rinaldo Cardoso Meira, dom Juventino Kestering, Marilza Schuina, Irmã Anita David, Celso Pinto, conceição Góes, Sélida Santos, Maria Istélia Coelho, Salete Bez, Ir, Teia, Dom Gabrieli, Jardel Camosin.

Com a coordenação de Padre José Éder Ribeiro Lima, coordenador diocesano do Secretariado das CEBS, foi dado inicio ao encontro. Dom Juventino acolheu os participantes situando o encontro no contexto do momento atual. Irmã Anita David, Irmã Catequista Franciscana encaminhou a oração inicial. Constou da pauta: a leitura da ata da última reunião do atual grupo onde conta a aprovação da data do 15º Intereclesial para julho de 2023, a celebração do dia D em cada dia 15 do mês, as atribuições da Ampliada, a presença do Secretariado no Conselho Regional de Pastoral, a elaboração do Texto Base, os Grupos de Trabalhos, o macro planejamento, a secretaria executiva a realização da Ampliada em forma remota em Janeiro de 2021, desafios com animação das comunidades neste tempo de pandemia. Sugeriu-se tratar neste encontro questões referentes à metodologia do 15º Intereclesial, a infraestrutura, a proposta de um calendário de atividades. A preocupação permanece sempre a mesma: o importante não é realizar um evento, mas o processo de preparação e os resultados posteriores. O importante é fazer as CEBs crescerem na sua identidade, como sementes de crescimento. Avançar, crescer, positivar e não lamentar; “Fechar-se em si, diminui, abrir, aumenta”, reforçou dom Gabrieli.

O gruo dedicou maior tempo preparando o encontro da Ampliada Nacional que acontecerá de forma remota nos dia 30 e 31 de janeiro de 2021. Num espirito sinodal optou-se por escutar os grandes Regionais e após a escuta o aprofundamento de um assessor e optou-se pelo nome de Francisco Aquino Júnior. Também na mesma reunião dedicar um tempo para os diversos grupos de trabalho apresentar as propostas, os avanços. Também se sugeriu na ocasião reunião do secretariado no final da tarde e à noite um tempo celebrativo. Para o dia 31, ficou reservado os encaminhamentos para a realização do 15º Intereclesial. Irmã Téia informou sobre a elaboração do Texto Base, padre José abordou a questão das cartas para o ano de 2021 com os temas e responsáveis pela elaboração, dom Juventino repassou o assunto sobre as CEBs tratado na reunião com os padres da diocese. Adilson José Francisco repassou suas informações sobre a participação do Conselho Regional de Pastoral.

Nem todos os assuntos foram esgotados, mas o tempo correu e o essencial foi preparado. Padre José agradeceu a presença e participação de cada um/a, e dom Juventino almejou um abençoado natal e com a bênção encerrou o encontro.

Pastoral da comunicação – Pascom