A caminho do 15º Intereclesial das CEBs

A próxima estação do trem das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) será na cidade de Rondonópolis, no coração de Mato Grosso, de 18 a 22 de julho de 2023. O 15º Intereclesial tem como tema inspirador “CEBs: Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas” e como lema “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra” (Is 65,17). Levou-se em consideração a solicitação do Papa Francisco para tornar concreto e real “uma Igreja em saída, que vai ao encontro das periferias sociais e existências”. Igreja presente, que anuncia o Evangelho, atinge o coração, para que “todos tenham vida plena”. Vida não para poucos privilegiados, mas vida para todos e todas, para o planeta, para os povos, independentes de raças, culturas ou credos.

Para a realização deste evento requer-se motivação e preparação das paróquias, comunidades, diocese. Desde a década dos anos de 1970 até a presente data já foram realizados quatorze intereclesiais. Agora é a vez do 15º Intereclesial.

A diocese de Rondonópolis-Guiratinga vai ser conhecida por delegações de todas as regiões do Brasil, da América Latina, da África e da Europa que motivados pela fé, pela comunhão com a Igreja e com a vida de comunidade quer partilhar as experiências de vida de comunidade, reanimar a fé e assumir o compromisso de cristãos na Igreja. Estarão presentes bispos, padres, religiosos e religiosas, seminaristas, e a maior de mulheres e homens comprometidos com a vida das comunidades e com os serviços e ministérios na Igreja.

Com este objetivo estiveram em reunião online os integrantes do Secretariado diocesano do 15º Intereclesial, na manhã do dia 05 de dezembro de 2020. Após oração inicial à luz de Mateus 9,35s ”Jesus percorria os caminhos, a força da oração… ir às ovelhas perdidas. Curar. Compadecer-se”. Esse foi o método de Jesus que inspira as nossas ações.

Sob a coordenação Rinaldo Cardoso Meira o encontro teve como pautas: Revisar e aprovar o Macro Planejamento para os anos de 2020-2023, o tema da formação de lideranças das comunidades através de pequenos vídeos, cartilhas e reuniões; o roteiro para a celebração do dia 15 de cada mês, a importância da equipe de comunicação para divulgar, tornar conhecido, fazer conversar; a importância do Regional Oeste2 juntamente com os secretariados diocesanos. A edição do jornal “A Caminho”, a preparação da reunião online da Ampliada Nacional com o Secretariado do 15º Intereclesial; a formação de uma equipe de gestão, a divulgação da oração do 15º Intereclesial além de informes da reunião do Conselho Regional de Pastoral, a realização da live sobre “Fratelli Tutti” no dia 10 de dezembro às 19 horas. Também foi preparada a pauta da reunião online do dia 12 de dezembro do corrente ano, das 8 às 11:00horas, juntamente com a Coordenação Nacional.

Participaram do encontro Eliane Morais Ferreira, Adilson José Francisco, Júnior Rondon, Maria Aparecida Silva, Pe. José Ribeiro Lima, Rinaldo Cardoso Meira, Pe. Josivan Calixto, dom Juventino Kestering, Maria Rossi, Pe. Ademilson Lopes de Assunção, Marilza Schuina, Irmã Anita David.

Pastoral da Comunicação – Pascom